Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Líderes sindicais dos Estados Unidos prestam solidariedade a metalúrgico que protesta contra demissão arbitrária na Bosch Curitiba

Diretores do UAW vão denunciar no exterior as práticas de assédio moral e contra  liberdade de organização que empresa impõe aos trabalhadores

Os diretores do UAW estiveram no sábado (14), à noite, prestando solidariedade ao trabalhador Cristiano Pereira, demitido de forma arbitrária pela Bosch como retaliação por ter cobrado da empresa melhores condições de trabalho. Os americanos visitaram o acampamento que Cristiano mantêm em frente á fábrica como protesto pela atitude da Bosch. A luta é para que ele volte a ser reintegrado.

Durante a visita os americanos ouviram os relatos da situação a que os metalúrgicos da Bosch estão tendo que conviver na fábrica, como a sobrecarga de trabalho, com trabalhadores tendo que operar até 4 máquinas sozinhos, ameaças de demissão, perseguição e prática contra a liberdade de organização, como a pressão da chefia para que os trabalhadores não participem das assembleias do Sindicato a advertências a cipeiros.

UAW vai denunciar Bosch no exterior
Durante a visita os diretores da UAW receberam do SMC um dossiê contendo as denuncias de assédio moral que os trabalhadores tem realizado anonimamente através do blog www.assediomoralnabosch.com.br, organizado pelos próprios metalúrgicos da empresa. Dessa forma os, americanos  se comprometeram a denunciar no exterior, tanto para os organismos internacionais de direitos humanos e trabalhistas, como para a própria sede da Bosch, na Alemanha, o que vem acontecendo na fábrica de Curitiba.

“Nós admiramos a coragem e a criatividade deste protesto e faremos tudo que estiver na nossa capacidade para que o Cristiano possa ser reintegrado”, disse  Ray Curry - Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA.

Moção de repúdio de lideranças sindicais
Os americanos da UAW estiveram no Brasil para participar do Seminário Internacional de Organização Sindical promovido junto com o SMC. Além da troca de experiências de luta, também foram debatidos a cooperação entre os trabalhadores dos dois países em relação ao enfrentamento e resistência em relação às práticas antissincais orquestradas principalmente pelas multinacionais com vistas ao enfraquecimento da organização dos trabalhadores. O Seminário contou com a participação também de lideranças sindicais de todo o país.

No último dia, os delegados participantes do evento aprovaram uma moção de repúdio contra a diretoria da fabrica da Bosch em Curitiba, se comprometendo a denunciar nas suas bases e cidades as arbitrariedades praticadas pela empresa contra os trabalhadores.

Veja mais imagens da visita no Facebook do Sindicato: www.facebook.com.br/metalurgicosdecuritiba

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.