Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mulher

Imagem

Março Laranja 2015 - São José dos Pinhais abraça projeto da Força Sindical "Março Laranja - pelo enfrentamento da violência contra a mulher"

Iniciativa da Central reivindica a instalação de mais mecanismos de proteção à mulher vítima de violência em todos os municípios do estado

Neste sábado 21, foi realizado um encontro  na Câmara Municipal de São José dos Pinhais pelo projeto “Março Laranja- pelo enfrentamento da violência contra a mulher”.

O projeto reivindica junto ao poder público a implantação de mecanismos em defesa da mulher.

“A situação chegou a um ponto crítico. Não podemos mais conviver com essa situação de extrema violência contra a mulher. Precisamos de atitudes concretas para combater o problema”, afirma o Presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

O encontro foi um sucesso e teve a presença de autoridades municipais, movimentos sociais e membros da sociedade civil organizada.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes prestigiando o evento, que contou com ações de cidadania e também realizou uma série de homenagens à mulheres que fazem a diferença na luta são-joseense.  Em clima de descontração, foram sorteados diversos presentes em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Conheça o Projeto Março Laranja

O projeto exige a instituição no estado dos seguintes organismos: 

- Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher;
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
- Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual);
-Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual);

É importante lembrar que estes organismos já  são previstos nas leis orgânicas municipais e do estado.

Audiências Públicas em vários municípios

Para aumentar o debate e a pressão pela instituição do projeto a Força  realizou  audiências  públicas em vários municípios do estado, durante todo o mês de março. O objetivo foi apresentar o projeto e debater de que outras formas a sociedade, em conjunto com o poder público, pode  auxiliar na luta pela emancipação das mulheres.

Números alarmantes

De 2009 a 2011, um total de 1.039 mulheres foram mortas no Paraná por feminicídio (morte em razão de gênero), média de 354 por ano. A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de agressão no país. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra ainda que o Paraná é o quarto estado brasileiro com maior número de feminicídios: 7,24 a cada 100 mil.

Laranja pela eliminação da violência contra a mulher

O laranja é a cor escolhida pelas Nações Unidas (ONU) para simbolizar a luta pela eliminação da violência contra as mulheres. Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e o mês de março, e Organização convida o mundo a se pintar de laranja neste mês de março.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.