Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Com “caminhão horror da terceirização”, Força-PR conscientiza sobre Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Mostrar os males que a terceirização causa aos trabalhadores. Foi com este foco que a Força Sindical do Paraná iniciou esta terça-feira 28 de abril, data marcada como o Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Com um “caminhão cinema” na Boca Maldita, no centro de Curitiba, os transeuntes podem conferir um vídeo que apresenta os perigos que a terceirização causa a classe trabalhadora, principalmente no que se refere à segurança e saúde do trabalho.

No vídeo trabalhadores terceirizados mutilados contam como foram prejudicados por esta precarização prestes a ser impulsionada pela PL 4330, que amplia a terceirização no país.

“Acidentes, mortes no trabalho e tercerização estão quase que diretamente ligados. condição de poder terceirizar todas atividades de produção, certamente e infelizmente estes números vão aumentar”, alerta o presidente da Força-PR, Sérgio Butka.

“Nós entendemos que com esta PL 4330 as relações de trabalho vão ser precarizadas sem duvida alguma”, ressalta o Procurador chefe do Ministério Publico do Trabalho,   Gláucio Araújo de Oliveira.
“A PL 4330 é um desastre para todos os direitos conquistados com muitos anos de luta pela classe trabalhadora”, analisa a vice-prefeita de Curitiba, Miriam Gonçalves.

“Precisamos, principalmente nesta data, levantar uma bandeira de luta contra esta PL que repr esenta um grande perigo aos trabalhadores do pais”, diz o diretor da Força-PR, Osvaldo Silveira.

Além do "caminhão do horror", a Força Sindical do Paraná também está distribuindo na Rua XV hoje até às 16h, jornais e cartilhas sobre saúde e segurança no trabalho.  Esta mesma ação também está sendo realizada na Rua XV de São José dos Pinhais.

Clique aqui e veja a galeria das fotos.

Em breve, reportagem da MetalTV.

PL 4330 = aumento do número de acidentes
A famigerada PL 4330, que amplia a terceirização e precariza as condições de trabalho pode aumentar o número de acidentes nas empresas. De acordo com o DIEESE, 8 de cada 10 trabalhadores acidentados no ambiente de trabalho são terceirizados.

5 mil trabalhadores mortos por dia
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 5 mil trabalhadores morrem em média por dia no mundo vitimas de acidentes e doenças do trabalho.
Ainda segundo a OIT, anualmente  acontecem no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de trabalhadores são diagnosticados com alguma doença do trabalho.

Todos saem perdendo
Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Além disso, cada acidente representa, em média, a perda de 4 dias de trabalho.

No Brasil a coisa também é feia
A coisa também não é muito boa no Brasil. Segundo o último levantamento do Ministério da Previdência Social, em 2011, foram registrados 711 mil casos de acidentes e 2.884 mortes no local de trabalho. Além disso, 14.811 trabalhadores ficaram com alguma sequela ou incapacidade permanente.
Devido a falta de uma política incisiva de saúde e segurança, os cofre públicos também são onerados. Estima-se que só em 2011, o Brasil gastou mais de R$ 70 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.

Paraná, terceiro estado com mais mortes decorrentes de acidentes de trabalho
Segundo números mais recentes levantados pelo Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2013, 370 trabalhadores morreram por causa de acidentes de trabalho no Paraná. O número é menor apenas que os registrados em São Paulo e Minas Gerais.  Em 2014, 363 trabalhadores morreram por causa de acidentes provocados no próprio ambiente de ofício, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Data para lembrar vítimas surgiu no Canadá
O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical e logo se espalhou por diversos países.
A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.