Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

1º de Maio Solidário da Força Paraná reúne milhares de pessoas

Comemoração do Dia do Trabalhador foi marcada por repúdio à violência do governo contra os professores e pelo fim do PL 4330, que amplia a terceirização

Cerca de 190 mil pessoas  participaram do 1º  de Maio Solidário da Força Sindical do Paraná em todo o estado. A 14º  edição do evento foi marcada por protestos dos trabalhadores tanto contra o PL 4330, projeto que amplia a terceirização no país e que está tramitando no Senado Federal, como contra a violência do governo do Estado contra os professores na última quarta-feira (29/04). Na abertura oficial, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, leu e pôs em votação a moção de repúdio da entidade contra a atitude truculenta do governo. A aprovação dos trabalhadores foi unânime (leia a moção mais abaixo).

“É inadmissível o que está acontecendo no  Paraná, onde o governo abusa de atitudes antidemocráticas para fazer valer suas vontades. Tanto o uso da força policial, como a manipulação dos poderes judiciário e legislativo são um retrocesso para o estado. A sociedade paranaense já deixou bem claro que não vai aceitar atitudes desse tipo”, resumiu Butka.

Em relação ao PL 4330, foram expostos painéis mostrando a posição de cada deputado federal do Paraná em relação ao projeto.

Diversas autoridades também marcaram presença no evento. O  senador Roberto Requião saudou a postura firme da Força Sindical do Paraná em relação aos ataques aos trabalhadores que tem sido promovidos pela direita e pelo capital no Brasil. “A Força do Paraná está e parabéns pela atitude que tem tomado em relação ao que acontece tanto no Brasil, como no Paraná. Tem se posicionado contra o projeto de terceirização que vai privatizar os trabalhadores, contra o ajuste fiscal do governo federal, que também penaliza os trabalhadores e contra a truculência do governo Richa. É uma entidade que não dobra a espinha e defende suas posições com firmeza e coragem”, afirmou o senador.

Para o deputado estadual Requião Filho, a Força Paraná esta certa em se posicionar contra o PL 4330. “Esse projeto é apenas um subtérfugio  para diminuir os direitos dos trabalhadores. É um absurdo que um projeto como esse, da forma como esta elaborado, seja levado a sério no Brasil. Não deveria ser aceito nem no Congresso Nacional, quanto mais por algumas parcelas do movimento sindical”, enfatizou o deputado.

Evento foi realizado em oito cidades do estado
O 1º de Maio Solidário foi realizado simultaneamente em oito cidades do estado: Araucária, Campo Largo, Irati, Paranaguá, Matinhos, Rio Azul e Guaraqueçaba.  Em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC), aconteceu o evento principal, com Missa do Trabalhador, celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti e os grande shows com o cantor evangélico André Valadão e a famosa dupla sertaneja Victor & Leo.

Festa familiar e solidariedade arrecadou  53,4 toneladas de alimentos

A marca desta edição ficou por conta da imensa quantidade de famílias que participaram dos eventos. Todos tiveram um dia agradável e puderam comemorar o dia do trabalhador. Caso da dona de casa, Lindamir Pereira, que trouxe toda a família. “Gostei muito da festa. Venho todo ano e acho que essa foi a melhor de todas”, disse.

Outra marca ficou por conta da solidariedade dos trabalhadores. Foram arrecadados 53,4 toneladas de alimentos. Doações que serão encaminhadas para instituições beneficentes dos municípios.

Sorteio de prêmios
Vários sortudos também se deram bem. Além de curtirem a festa, puderam levar vários prêmios para casa. Além das premiações locais, o sorteio estadual contou com 5 carros 0KM, 10 motos, 10 geladeiras, 10 televisores e 10 computadores.

O primeiro ganhador do carro foi o técnico em telecomunicações da Embratel, Carlos Antônio Dantas. Ele veio com o dois filhos ao evento, o restante da família foi viajar. “o pessoal lá de casa foi viajar, mas eu não. Vim com a certeza de que iria ganhar o carro, por isso não fui com eles. Deu certo”, disse o ganhador.

Transmissão ao vivo pela MetalTV

Quem não pode participar dos eventos, pode assistir o evento pela MetalTV, a TVonline dos metalúrgicos da Grande Curitiba, que transmitiu ao vivo tudo que aconteceu.

Moção de repúdio dos trabalhadores da Força Paraná à a truculência do governo contra os professores e servidores estaduais
Os Trabalhadores reunidos neste seu dia, com a motivação da solidariedade que os impulsiona: em suas atividades e em suas vidas, não poderiam deixar de mostrar a sua indignação e repúdio, ante os acontecimentos ocorridos no dia último dia 29 de abril, na Capital deste nosso Estado, quando imperou o desrespeito e a barbárie contra o direito de manifestação dos funcionários públicos, dentre os quais, majoritariamente os Professores.

A falta de cuidado com o dinheiro público, ao longo do último mandato (fato confessado pelo Secretário da Fazenda), torna injustificável a pressa do Sr. Governador em lançar mão dos valores que compõe o Fundo Previdenciário Estadual, em última análise pertencente aos seus Servidores, ao custo das absurdas medidas tomadas pelo seu Secretário de Segurança, que determinaram a exposição da Polícia Militar em verdadeira batalha campal que, à evidência, envergonhou a todos os Paranaenses.

O açodamento na resolução de problemas financeiros do Estado, antes omitidos, como se o fim justificasse todos os meios utilizados, faz transparecer a imaturidade da ação Governamental, descompromissada com o devido respeito aos seus Servidores e aos Cidadãos do Estado, poupados, que deveriam ser, de ver a sua gloriosa Polícia Militar, de tantas antigas tradições, ser utilizada de forma desproporcional, apenas para garantir o exigido cumprimento de uma vontade, que não coincide com o pensamento e com as aspirações de todos os cidadãos de bem.

Que o desgoverno que vivemos no dia 29 de abril de 2015, seja pela ação do Poder Executivo, seja pela decisão assumida pelo Poder Legislativo, seja pelo envolvimento do Poder Judiciário, não mais se repita na história deste nosso Paraná, Estado que sempre demonstrou primar pelo diálogo na resolução dos conflitos, realçando a busca da harmonia entre as suas Instituições e a sua População.

Para ver mais imagens do 1º de Maio Solidário no Paraná, acesse o facebook da Força: www.facebook.com.br/forcasindicaldoparana



Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.