Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos do 2º turno da Volvo também aderem a greve contra ameaças de demissão

Trabalhadores nem apareceram na fábrica nesta tarde, o que configurou a adesão à greve. Nova assembleia acontece na próxima segunda-feira (11), às 7h

Os cerca de 1 mil metalúrgicos do 2º turno da Volvo do Brasil, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), também aderiram a greve contra as ameaças de demissão da empresa. A adesão foi automática já que os trabalhadores nem apareceram na fábrica agora à tarde. Dessa forma, eles se juntam aos 1.500 metalúrgicos do 1º turno, que na manhã de hoje, já haviam iniciado a paralisação. Nova assembleia acontece na segunda-feira (11), às 7h.
 
Na tarde ontem,  a empresa divulgou um comunicado interno na fábrica, ameaçando iniciar demissões de trabalhadores na próxima segunda-feira. Os trabalhadores  exigem que a empresa cumpra o compromisso que assumiu nesta semana, junto ao  Ministério Público, de construir junto com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba alternativas para a  preservação de empregos.

O prazo acordado com o  MP para uma proposta conjunta foi de 15 dias, porém, mesmo assim, a Volvo anunciou as demissões, sem ao menos sentar para negociar.

“Estamos abertos a negociação, oferecendo para a empresa diversas alternativas que assegurem a manutenção dos empregos dos trabalhadores. Porém, a empresa tenta, de forma oportunista,  atrelar a preservação de emprego a flexibilização de direitos e salários. O que não aceitamos. Garantir emprego com flexibilização é mesmo coisa que obrigar o trabalhador a comprar seu emprego, o que é inaceitável”, diz o presidente do Sindicato, Sérgio Butka.

Proposta rejeitada
Além das ameaças de demissão, os trabalhadores também rejeitaram a proposta da empresa para a Participação nos Lucros e Resultados (R$ 15 mil, 50% menos que a PLR 2014) e para a data-base, que é em setembro (reajuste salarial apenas com a reposição da inflação).

A fábrica da Volvo emprega cerca de 4 mil trabalhadores e tem capacidade de produção diária de 80 caminhões pesados, 44 médios e 8 ônibus.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.