Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos da Volvo rejeitam proposta e greve entra no 7º dia

Trabalhadores do chão de fábrica reivindicam melhoria na proposta. Nova assembleia acontece amanhã, às 7h

Em votação secreta, hoje (18), no final da manhã, os metalúrgicos da Volvo do Brasil, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) rejeitaram a proposta da empresa e permanecem em greve, por tempo indeterminado, até que haja uma proposta condizente com a vontade da maioria dos trabalhadores. Com isso, a greve na montadora entra no 7º dia. Foram duas votações: uma feita pelos trabalhadores associados do chão de fábrica, que rejeitaram a proposta por 841 à 705 votos e mantiveram a mobilização. E outra feita com os trabalhadores não associados, em sua maioria, administrativos, que aprovaram a proposta por 1.015 contra 348 e, dessa forma, entraram para trabalhar. Nova assembleia acontece amanhã, às 7h.

A proposta rejeitada foi a seguinte:
-Lay-off (suspensão contrato de trabalho) com  duração de sete meses, sendo cinco em regime normal (onde os trabalhadores recebem seguro-desemprego e a complementação salarial da empresa) e dois com a Volvo assumindo a integralidade do salário.  Durante o Lay-off, os trabalhadores realizam cursos de qualificação;

-Plano de Demissão Voluntária (PDV): Quem aderisse iria receber os salários mais os reflexos (direitos trabalhistas) previstos até 15 de dezembro de 2015, mais um pacote de um (1) à quatro (4) salários de acordo com o tempo de empresa, mais a Participação nos Lucros e Resultados 2015;

- Participação nos Lucros e Resultados (PLR): manutenção do referencial de R$ 30 mil levando em conta o mesmo volume de produção de 2014, mas sem os limitadores mínimos.  A primeira parcela seria de R$ 5 mil, para pagamento em junho.

- Data-Base (em setembro): Reajuste salarial e demais beneficios apenas pelo INPC (inflação do período)

- Os dias parados seriam compensados através do banco de horas

“Os trabalhadores do chão de fábrica estão coesos e conscientes da importância da mobilização, da unidade e da possibilidade de uma proposta que realmente os satisfaça. Tivemos avanços, mas pela votação, fica claro que a proposta não agradou a maioria dos trabalhadores. Continuamos abertos para, através do diálogo e da negociação, construirmos uma alternativa para o chão de fábrica, que é quem pode estar perdendo o emprego e m dezembro”, diz o presidente do SMC, Sérgio Butka.

A fábrica da Volvo está situada na Cidade Industrial de Curitiba(CIC) emprega cerca de 4 mil trabalhadores e tem capacidade de produção diária de 80 caminhões pesados, 44 médios e 8 ônibus
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.