Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Maringá Soldas: Após greve mais longa da categoria, empresa cede e metalúrgicos conquistam acordo salarial

Mobilização durou 49 dias e conseguiu reverter o quadro de negociação, até então restrito ao Sindicato patronal

Valeu a luta! Após a greve mais longa da categoria metalúrgica da Grande Curitiba, os trabalhadores da Maringá Soldas, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) conquistaram o acordo salarial de 2015. Em assembleia liderada pelo SMC hoje de manhã os metalúrgicos, em greve há 49 dias, aprovaram a proposta salarial apresentada pela empresa, que cedeu após a mobilização.
 
Ela consiste em 10% de reajuste salarial (INPC + aumento real), vale-mercado corrigido também em 10%, subindo dos atuais R$ 300,00 para R$ 330,00 e abono salarial. Com isso os trabalhadores retornam as atividades amanhã. Os dias de greve não serão descontados.

O surgimento da proposta reverteu o quadro de negociação onde a empresa insistia em não negociar com o SMC, apenas com o Sindicato patronal.

Também ficou acordado que qualquer demissão precisa ser discutida antes com o SMC.  
A Maringá Soldas emprega cerca de 150 trabalhadores e fabrica peças de reposição (cabeçotes).

49 dias
A greve dos trabalhadores da Maringá Soldas iniciou no dia 28 de abril, quando a empresa demitiu 16 metalúrgicos de uma só vez. Desde esta data então houve vários desdobramentos, entre eles reunião no Ministério Público do Trabalho, interdito proibitório e até uma ida do SMC a Secretaria Municipal do Trabalho para expor a situação dos trabalhadores. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.