Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Acordos de Layoff dos metalúrgicos da Grande Curitiba são melhores que o Programa de Proteção ao Emprego! Confira!

Além de garantir o emprego, acordos dos metalúrgicos da Volkswagen e da Volvo garantem emprego e a renda total ao trabalhador

O Programa de Proteção ao Emprego (PPE), anunciado pelo governo no último dia 06 de julho tem provocado reações contraditórias entre os Sindicatos devido ao fato de  sujeitar a preservação do emprego à redução de salário. Enquanto alguns veem uma oportunidade  emergencial para segurar empregos, outros não admitem a redução de salários como forma de conter a crise alegando que o único prejudicado nesta história será o trabalhador.

Mesmo com a polêmica da redução de salário, para o governo, economistas e algumas lideranças sindicais, o PPE seria melhor que o Layoff (suspensão do contrato de trabalho) pois, garante uma remuneração maior e também deixa o seguro desemprego intacto.

Preocupação que não afeta os metalúrgicos da Volvo e a da Volkswagen, no Paraná.  Nos acordos de Layoff fechados pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba nestas empresas, o trabalhador manteve garantidos seu salários,  direitos e empregos, graças à mobilização dos trabalhadores e à estratégia do Sindicato (Confira na tabela mais abaixo).

“Antevendo o momento difícil, optamos por construir uma proposta Layoff, que fugisse um pouco da original, garantindo ao trabalhador dessas empresas todos os seus direitos. Dessa forma, surgiram esses acordos de Layoff onde o trabalhador teve protegido seu emprego e também toda a sua renda. Agora, diante desse novo desafio que é o PPE, vamos ter que achar maneiras como essas dos Layoffs do Paraná, para fazer com que o trabalhador não saia prejudicado”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.

Layoff na Volkswagen de São José dos Pinhais

Começou em fevereiro de 2014 e está sendo realizado de forma rotativa.  Pelo acordo, os trabalhadores recebem a complementação total do salário pela empresa (o que não é previsto na lei original do layoff). Além disso, direitos como FGTS, 13º, Férias, INSS, que também não são previstos no layoff original, estão garantidos aos trabalhadores no acordo da Volks, de forma compensatória.  Eles também receberão o PLR. Até agora, cerca de 1.400 trabalhadores da já fizeram Layoff. Durante esse período, os trabalhadores estão se qualificando para a produção dos novos produtos que chegarão na fábrica a partir de 2016.

Layoff Volvo
Em maio deste ano, a Volvo divulgou internamente que iria demitir 600 trabalhadores de forma imediata, apenas com as indenizações previstas em lei. O Sindicato entrou em ação e a mobilização do trabalhador estourou uma greve de 24 dias, a maior da história da montadora, até que a Volvo negociasse uma proposta que garantisse o emprego e o salário do trabalhador. Da mobilização, surgiu também o acordo de Layoff onde os trabalhadores vão receber a complementação total do salários e ter todos os direitos garantidos também de forma compensatória. Confira todo o acordo da Volvo clicando aqui.

“De um limãozinho azedo, fizemos uma limonada. Da proposta inicial da Volvo, que era mandar todos embora, tiramos um acordo que além de evitar  as demissões, ainda garantisse que o trabalhador mantivesse sua renda intacta”, diz Sérgio Butka.

Confira na tabela abaixo, as  diferenças entre o PPE, a lei do Layoff original e os acordos de Layoff fechados na Volks e na Volvo pelos metalúrgicos da Grande Curitiba:




Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.