Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Projeto da Força PR ajuda moradores a resolverem 72% dos problemas encontrados nas Unidades de Saúde de São José dos Pinhais (PR)

Projeto Auditoria Cívica na Saúde, que qualifica moradores para fiscalizar a situação dos postos de saúde e cobrar melhorias, apresenta resultado positivo. Dos 320 problemas encontrados, 233 já foram resolvidos. Resultado foi apresentado hoje
 

95 moradores de São José dos Pinhais (PR) entregaram hoje (28) ao secretário da saúde  e ao Ministério Público do município o relatório contendo o resultado da fiscalização final, que fizeram ontem e hoje pela manhã, nas 28 Unidades Básicas de Saúde da cidade.  O relatório aponta que dos 320 problemas encontrados na primeira fiscalização, feita em outubro do ano passado pelos moradores, 233 foram resolvidos. Um índice de resolução de 72%.

“A auditoria dos moradores apresentou um saldo positivo de solução dos problemas na saúde dos postos de São José.  E é só dessa maneira, através da participação ativa da sociedade, com o cidadão fiscalizando e reivindicando melhorias, que vamos conseguir ajudar o poder publico a melhorar a comunidade”, diz o coordenador do projeto no Paraná, Sérgio Butka.

Entre os problemas resolvidos estão melhorias na infraestrutura dos postos, mais agilidade nos atendimentos e na logística, implantação de mais especialidades médicas nas unidades, etc. “Nas entrevistas feitas pelos auditores muitos usuários expressaram sua satisfação com a melhora significativa. Os profissionais da área de saúde também manifestaram seu apoio. A percepção de que são reconhecidos pela população e participantes ativos das melhorias realizadas, motiva sua atuação no cumprimento de sua missão”, diz o relatório.

CONFIRA A INTEGRA DO RELATÓRIO CLICANDO AQUI.

Auditoria Cívica na Saúde
Os moradores fazem parte do projeto Auditoria Cívica na Saúde. Criada e coordenada pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, e trazida para o estado pela Força Paraná, a Auditoria Cívica na Saúde, tem como objetivo qualificar cidadãos voluntários para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.

Em São José dos Pinhais, primeira cidade a receber a auditoria no estado, foram feitas 3 fiscalizações. A primeira em 30 e 31 de outubro de 2014, onde foi feito o levantamento dos problemas encontrado. Uma parcial, em abril deste ano parar verificar o andamento da resolução dos problemas. E a última, começada ontem e terminada hoje de manhã,  que mostrou o índice de resolução.

Confira passo a passo como funciona a Auditoria Cívica na Saúde
1)    Cidadãos pedem auditoria

2) A Força Sindical do Paraná e o IFC qualificam os voluntários

3) Depois de qualificados, os voluntários vão fiscalizar as Unidades de Saúde e fazer o levantamento dos problemas. Na fiscalização são levados em conta 4 aspectos:

- Qualidade dos serviços prestados;
- Estruturas físicas;
- Equipamentos, recursos humanos e percepção de usuários e profissionais de saúde;
- Medicamentos;

4) Após a fiscalização é formado um relatório final com os problemas encontrados nas UBS

5) Os auditores realizam audiência com prefeito, o promotor de justiça e outras autoridades do município para apresentar o relatório final.

6) As autoridades tem um prazo de 90 a 120 dias para a resolução dos problemas apontados no relatório
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.