Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Greve de 10 mil metalúrgicos de São Bernardo do Campo faz Mercedes suspender demissões de 1,5 mil trabalhadores

Depois de greve de uma semana, os trabalhadores na Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo entraram em acordo com a empresa e decidiram em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (31) encerrar o movimento. A proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Montadora abrange a reversão das 1.500 demissões anunciadas no início de agosto e a adesão da empresa ao PPE (Programa de Proteção ao Emprego), que permite a redução temporária da jornada de trabalho e dos salários em até 30%, com financiamento pelo Governo Federal de metade do salário reduzido.

Conforme o sindicato, o acordo prevê a redução de 20% da jornada de trabalho por nove meses, com redução de 10% dos salários para todos os 10 mil trabalhadores da fábrica. Os outros 10% serão financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), conforme determina o programa. Dessa forma, não representarão queda de salários, apesar de significarem economia para a empresa.

Segundo a Mercedes, também foi acertada para o reajuste do próximo ano a aplicação de 50% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) —no primeiro semestre desse ano, 14% dos acordos salariais foram realizados abaixo do índice. O acordo suspende todas as demissões e garante estabilidade até o dia 31 de agosto de 2016.

Segundo o presidente do Sindicato dos trabalhadores, Rafael Marques, a união dos trabalhadores deu fortaleza ao movimento: Com união e estratégia correta, os trabalhadores provaram que é possível vencer o desemprego”.



Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.