Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Dispositivo que fraudou motores da Volkswagen veio da Bosch

Segundo jornal, Bosch especificou que instalação nos veículos era 'ilegal'. Montadora enfrenta escândalo da fraude de emissões de poluentes

A fabricante de equipamentos alemã Bosch forneceu em 2007 à Volkswagen o dispositivo que está no centro do escândalo dos motores fraudados, embora tenha especificado ao grupo automotivo que eram de teste e que sua instalação nos veículos era "ilegal", noticiou o jornal alemão "Bild" em sua edição de domingo.

Nesta semana, a Volkswagen admitiu que os motores a diesel de 11 milhões de veículos em todo o mundo estavam equipados com um dispositivo destinado a alterar os resultados dos testes antipoluição.

Sediada em Gerlingen (sudoeste), a Bosch teria fornecido à Volkswagen este dispositivo, "previsto unicamente para testes [internos]", reportou o "Bild", citando um "documento explosivo" de 2007 procedente da fabricante de equipamentos.

A Volkswagen tinha implementado naquele ano o dispositivo em motores a diesel com o objetivo de fraudar os resultados de testes de poluentes, acrescentou o periódico.

No documento, a Bosch advertia na ocasião à Volkswagen que a sua instalação em veículos era "ilegal", prosseguiu.

Um porta-voz da Bosch, entrevistado pelo "Bild" sobre a reação da Volkswagen sobre estas advertências, apelou à "confidencialidade" nas relações comerciais com a automotiva alemã.

O escândalo em nível mundial custou na quarta-feira o cargo a Martin Winterkon, diretor-executivo do grupo desde 2007. Seu sucessor é Matthias Müller, desde 2010 à frente da Porsche, uma das doze marcas da Volkswagen.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.