Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força-PR, MPT e outras entidades debatem ações contra o uso do amianto no Paraná

A luta contra o uso do amianto continua! Hoje de manhã a Força Sindical do Paraná, Ministério do Público do Trabalho (MPT) e outras entidades, entre elas a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) realizaram a Reunião da Comissão Interinstitucional pelo Banimento do Amianto no Paraná. As lideranças debateram ações para fortalecer a campanha contra o uso do material altamente cancerígeno que mata cerca de 100 mil pessoas todos os anos segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os encaminhamentos abordados na reunião englobam, principalmente uma campanha massiva na internet, rádio e televisão. Também estão relacionados; debate com o Secretario Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, criação de um novo projeto de lei a ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná e a criação do Observatório do Amianto, oriundo de um acordo de Cooperação Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Precisamos mostrar e levar para a sociedade o debate sobre os perigos que o uso do amianto representa tanto para trabalhador quanto para quem tem produtos com este material em casa, a exemplo das telhas de eternit”, avisa o diretor de Saúde e Segurança da Força Sindical do Paraná, Osvaldo Silveira.

A procuradora regional do trabalho, Margareth Matos de Carvalho, ressaltou a participação das centrais sindicais na campanha contra o uso do amianto no Paraná. “Nós buscamos muito a participação das centrais sindicais até porque o segmento que representa os trabalhadores na indústria do amianto é cooptado. Ele participa de uma reunião onde se negocia as condições de trabalho mas numa linha da manutenção da utilização de um material cancerígeno”, analisa a procuradora.

Nota de repúdio
A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) emitiu uma nota (clique aqui) de repúdio contra a Portaria 1287/2015 do Ministério do Trabalho e Emprego, que recriou a extemporânea comissão do uso controlado do amianto.

Letal
Altamente cancerígeno, o amianto é um mineral usado principalmente na fabricação de telhas de fibrocimento,popularmente conhecido pela marca Eternit. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o amianto mata 100 mil pessoas por ano. “É fato. A OIT recomenda  a eliminação dessa substância. Não existe um limite seguro para o uso do amianto”, afirma o médico do trabalho, Drº Zuher Handar.

Atualmente 45 países proíbem seu uso, entre eles, França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, o amianto já é proibido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

Bandeira antiga da Força Paraná
O banimento do amianto no país é uma bandeira antiga da Força Paraná. Devido a luta da Central, a capital do estado, Curitiba  e também São José dos Pinhais  já proibiram  a utilização do mineral em seus limites. Além de liderar a luta nos municípios, a Força intensifica a pressão em cima dos deputados estaduais para a aprovação de uma lei que também proíba o amianto em todo o Paraná.

Clique aqui e veja a galeria de fotos. Em breve,  reportagem da MetalTV com os depoimentos das lideranças.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.