Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Em reunião com a Força PR Secretário de Saúde se compromete com projeto pelo banimento do amianto no estado

Fazendo partes das ações definidas na última Reunião da Comissão Interinstitucional pelo Banimento do amianto no Paraná onde foram debatidas ações para fortalecer a campanha contra o uso do material altamente cancerígeno, a Força PR, juntamente com outras entidades como a ABREA (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto), esteve hoje em reunião inédita com o Secretário Estadual de Saúde Michele Caputo Neto.

“Não há nada melhor do que termos o apoio do governo porque assim existe a chance de ser aprovado. Além de repercutir em âmbito nacional, onde existe a portaria do ex Ministro do Trabalho Manoel Dias, que discute o uso controlado do amianto e isso é um absurdo! Não existe uso controlado! Amianto mata“ disse o médico do trabalho, Drº Zuher Handar.

No encontro, o Secretário se comprometeu a encaminhar através do executivo um Projeto de Lei sobre o banimento do amianto para a Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto será apresentado nos mesmos formatos dos já aprovados em Curitiba e em São José dos Pinhais, com prazos e normas.

“Essa reunião teve um grande consenso e nós estamos saindo daqui com o compromisso de elaborar uma proposta de um projeto de lei, que como aconteceu no município de Curitiba e São José dos Pinhais, estabelece prazos para que as empresas se adaptem ao banimento do uso do amianto. Esta é uma questão de saúde pública e a Secretaria de Saúde do Estado se compromete com a iniciativa”, afirmou Michele Caputo Neto, Secretário de Saúde do Paraná.

“A nossa Central está imensamente satisfeita porque essa é uma luta muito difícil. O projeto que bane o uso do amianto já foi aprovado em Curitiba e em São José dos Pinhais, mas sendo aprovado em âmbito estadual e com o apoio do Governo do Estado, vemos a vitória dessa luta, que o movimento sindical tem há muitos, anos virar realidade. Ainda mais neste momento em se discute o uso controlado do amianto. O Paraná estará mandado um recado para todo o país: Banimento do Amianto já!”, ressaltou o Diretor da Força PR , Osvaldo Silveira.


Comissão Interinstitucional pelo Banimento do Amianto no Paraná


A Comissão Interinstitucional para o Banimento do Amianto no Estado do Paraná tem como principais objetivos:

•    Aprovação do Projeto de Lei Estadual pelo banimento do amianto;
•    Descarte responsável dos resíduos de amianto;
•    Busca ativa dos ex-empregados das indústrias do amianto;
•    Substituir o amianto;
•    Orientar os trabalhadores sobre os possíveis agravos e seus sintomas e, se houver necessidade, encaminhá-los para acompanhamento médico.


Nota de repúdio

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) emitiu uma nota (clique aqui) de repúdio contra a Portaria 1287/2015 do Ministério do Trabalho e Emprego, que recriou a extemporânea comissão do uso controlado do amianto.

Letal

Altamente cancerígeno, o amianto é um mineral usado principalmente na fabricação de telhas de fibrocimento, popularmente conhecido pela marca Eternit. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o amianto mata 100 mil pessoas por ano. “É fato. A OIT recomenda  a eliminação dessa substância. Não existe um limite seguro para o uso do amianto”, afirma o médico do trabalho, Drº Zuher Handar.

Atualmente 45 países proíbem seu uso, entre eles, França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, o amianto já é proibido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

Bandeira antiga da Força Paraná

O banimento do amianto no país é uma bandeira antiga da Força Paraná. Devido a luta da Central, a capital do estado, Curitiba  e também São José dos Pinhais  já proibiram  a utilização do mineral em seus limites. Além de liderar a luta nos municípios, a Força intensifica a pressão em cima dos deputados estaduais para a aprovação de uma lei que também proíba o amianto em todo o Paraná.





Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.