Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Novembro Azul na Volks: SMC leva campanha da Força Paraná para a base metalúrgica

A conscientização dos associados das entidades filiadas à central e demais homens da sociedade será intensificada no mês de novembro

Fazendo parte da campanha da Força PR Novembro Azul – Saúde e Qualidade de vida, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba está realizando uma série de visitas as fábricas da categoria, com o intuito de orientar e conscientizar os trabalhadores.

Hoje (23) foi o dia da Volkswagen receber o SMC, que realizou ação dentro da empresa, das 10:30 hs às 15:00hs . Os trabalhadores receberam diversos esclarecimentos acerca da saúde do homem e da importância da prevenção e detecção precoce de doenças. Receberam também as vacinas Antitetânica e contra a Hepatite B, cedidas pela Secretaria de Saúde do Estado que é parceira da Força Paraná nesta campanha.

A empresa situada em São José dos Pinhais emprega cerca de 3.500 trabalhadores.

Confira a programação:

25 de novembro
das 10:00h às 14:30h: Orientação e conscientização, distribuição de material informativo, realização de testes rápidos de saúde, vacinas, grupo antitabagismo e saúde bucal na CNH. A empresa está localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e emprega cerca de 2.000 trabalhadores

26 de novembro das 10:00h às 15:00h: Orientação e conscientização, distribuição de material informativo, realização de testes rápidos de saúde, vacinas, grupo antitabagismo e saúde bucal na Volvo do Brasil. Localizada na Cidade Industrial de Curitiba, a Volvo emprega cerca de 4.000 trabalhadores.

30 de novembro das 10:00h às 15:00h : Orientação e conscientização, distribuição de material informativo, realização de testes rápidos de saúde, vacinas, grupo antitabagismo e saúde bucal na Renault. A Renault está localizada em São José dos Pinhais e emprega cerca de 6.000 trabalhadores.

24,25 e 26 de novembro: Orientação e conscientização são intensificadas nas portas das 7 maiores empresas da categoria metalúrgica através da distribuição de flyers explicativos e adesivos da campanha. Volkswagen, Volvo, Renault, CNH, Bosch, WHB e Aker Solutions juntas empregam cerca de 20.000 trabalhadores.

Dos dias 30 de novembro a 4 de dezembro, a ação ocorrerá no centro de São José dos Pinhais, na Rua XV de Novembro, das 9:00 às 14:00hs e contará com a distribuição de material informativo e realização de testes rápidos de saúde.

No dia 5 de dezembro, o encerramento das ações será realizado durante a reunião mensal dos aposentados metalúrgicos e contará com a palestra do Uro - Oncologista Marcelo Luiz Bendhack. A reunião ocorre na Rua Lamenha Lins, 981, a partir das 9:00hs.


Novembro Azul

A Força Paraná está junto com os homens na luta pela saúde, qualidade de vida e no combate ao câncer de próstata e outras doenças masculinas.  A conscientização dos associados das entidades filiadas à central e demais homens da sociedade será intensificada no mês de novembro.

Nas ruas, sindicatos, empresas e fábricas: o objetivo é informar acerca da saúde do homem, orientando e conscientizando a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce de doenças.

"O trabalhador precisa ter consciência de que para cuidar da família e lutar por melhores salários e condições de trabalho é preciso ter saúde. Por isso a prevenção através de exames sempre será a melhor forma de antecipar e combater várias doenças, que infelizmente já fazem parte do cotidiano de muitos trabalhadores", ressaltou o Coordenador de Projetos Estaduais da Força Paraná, Sérgio Butka.

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, durante as atividades serão realizados gratuitamente testes rápidos de saúde, aplicação das vacinas antitetânica e hepatite além da participação do grupo antitabagismo e de saúde bucal. 

“O Paraná e o Brasil têm uma política de atenção integral à saúde do homem desde 2009, ela foi implantada e vem sendo implementada desde então. Temos um plano de ação nacional, onde consta a intersetorialidade junto à sociedade civil organizada. A lei 17.099 do Estado do Paraná prevê que “poder público e sociedade civil organizada farão campanhas de promoção e prevenção à saúde do homem”. Assim queremos trabalhar a Saúde Pública do Estado junto com a Força Paraná. Existem nichos e locais de trabalho onde o homem é majoritário, como um exemplo é o setor metalúrgico. Queremos demonstrar a esses homens e demais homens da sociedade a importância do cuidado e da prevenção em relação à saúde do homem, pois existe uma infinidade de enfermidades e agravos de saúde que podem ser prevenidos”, afirmou Chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Homem da Secretaria  de Saúde do Estado do Paraná, Rubens Bendlin.
 
Um problema cultural

As mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao médico (especialmente ao ginecologista). Quando se tornam mães, elas levam os bebês ao pediatra para as consultas mensais, orientação alimentar e vacinação. Já os homens não tem essa cultura o que favorece o surgimento de doenças que poderiam ser evitadas ou pelo menos precocemente diagnosticadas, caso houvesse atitudes preventivas.

Câncer de Próstata

Ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames preventivos anualmente.

De acordo com a ONG britânica Cancer Care, cerca de 10% dos pacientes chegam pela primeira vez na consulta com o tumor disseminado para outros órgãos. Por isso, diagnosticar a tempo a doença pode salvar milhares de vidas.

Entretanto, detectar os sinais pode não ser tão simples, pois os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo, são: cansaço, dores nas costas, dor generalizada, fraqueza, dificuldade para dormir e incontinência urinária.

Muitos homens aguentam esses sinais sem recorrer aos médicos durante meses ou até mesmo um ano. Outros acreditam que a dor ou o desconforto diário é algo que precisam aprender além dos que não sabem que as dores podem estar relacionadas com o câncer.

Fique por dentro

Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% do total de cânceres.

•    O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens
•    1 a cada 6 homens terá a doença
•    1 a cada 36 morrerá da doença
•    Representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino em idade superior aos 50 anos
•    O INCA estima que em  2014/2015  68.800 novos casos sejam diagnosticados.
•    No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens.
•    47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas
•    90% dos tumores são curáveis quando detectados precocemente
•    O método mais eficaz de detecção é o exame preventivo

Autoexame

Homens também precisam fazer o autoexame. Ele é a forma mais eficaz de detectar o câncer do testículo em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura.

Quando fazer?
O autoexame dos testículos deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades.

O que procurar?
•    Qualquer alteração do tamanho dos testículos.
•    Sensação de peso no escroto.
•    Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha.
•    Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto.
•    Dor ou desconforto no testículo ou escroto.

Como fazer?
De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.

Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.

Ache o epidídimo – pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são frequentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

Atenção:
Caso você sinta qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, procure imediatamente um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Os vilões da saúde

As doenças que mais afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública, como câncer, diabetes, colesterol, pressão arterial elevada e doenças do coração.
*Todos esses males são ocasionados ou agravados pelo consumo excessivo de bebida alcoólica e cigarro.
•    A cada 3 mortes de pessoas adultas, 2 são de homens
•    A cada 5 pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, 4 são homens
•    Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres

Dicas para auxiliar a prevenir

•    Manter o peso corporal numa faixa saudável
•    Seguir uma dieta com baixo teor de gordura animal e pouca carne vermelha, com grande quantidade de legumes, verduras e frutas;
•    Praticar exercícios físicos regularmente
•    Não fumar – lembrando sempre que existe uma relação de vários outros tipos de câncer provenientes do habito de fumar;
•    Limitar o uso de bebidas alcoólicas;
•    Evitar o estresse que gera fadiga, ansiedade, insônia, náusea, irritabilidade;
•    Faça o autoexame dos testículos mensalmente
•    Procure terapias alternativas – massagens relaxantes, prática de meditação, yoga, acupuntura, para melhor superar toda a dureza e a dificuldade do seu dia-a-dia.

Porque cuidar da saúde é coisa de homem!



Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.