Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Aposentados denunciam descaso em Carnaval de protesto em São Paulo

Aposentados metalúrgicos da Grande Curitiba marcaram presença e deram seu recado durante o ato

Os aposentados de São Paulo, do Interior do Estado e do Paraná protestaram hoje (dia 21), na Avenida Paulista. Com muita criatividade e devido a época do ano, os aposentados realizaram um  carnaval de protesto e marcharam pela cidade para demonstrar sua indignação com o descaso do governo e do Congresso Nacional com suas demandas. Para enfatizar essas reivindicações,  foram formados  alas, cada uma com um tema, como acontece com as escolas de samba tradicionais. Teve até samba-enredo (veja abaixo).

“Hoje é um dia de protesto. E uma forma diferente de protesto!”, declarou Paulinho da Força, presidente nacional da Central “Defendemos os direitos dos aposentados”. Além disto, esta é, também, uma forma de enfrentarmos a reforma da Previdência e dizer: “Não mexam nos nossos direitos”, afirmou.

Paulinho ressaltou, ainda, que o governo quer mexer na idade mínima, e que por isto foi feito um tipo de protesto diferente para dizer que não aceitamos essa mudança que o governo quer fazer. Vamos realizar muitas manifestações e vamos para o Congresso com a finalidade deimpedir que votem essa proposta. “Vamos continuar a batalha para acabar com o Fator Previdenciário e lutar para aumentar os vencimentos dos aposentados”, destacou. Sobre a desaposentação, Paulinho declarou que “esta é uma luta histórica, uma batalha que vamos continuar travando”.

Carlos Ortiz, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, explicou o objetivo do ato. Segundo ele, o Sindnapi resolveu inovar na sua forma de protesto e, por isto, montou uma escola de samba para expor suas reivindicações à sociedade, porque os aposentados e pensionistas estão cansados de ser invisíveis para os governantes e os políticos”.
 
Delegação do Paraná
Os metalúrgicos aposentados da Grande Curitiba estiveram em peso no ato de protesto para também dar seu recado e exigir mais respeito com os aposentados.

Escola de Samba
A Escola de Samba "Unidos dos Aposentados”, que realizou a passeata-desfile na Avenida Paulista, foi constituída por alas temáticas divididas em cores, com 250 componentes cada, que empunharam cartazes e bandeiras. Ela foi organizada em:

 1) Comissão de Frente (colete laranja): formada por lideranças sindicais.

2) Ala das Reivindicações (colete amarelo): pela recomposição do poder de compra das aposentadorias, por reajuste com aumento real para quem recebe acima do salário mínimo, pela abertura e transparência das contas da Previdência e pela isenção do IPTU para aposentados com baixa renda, entre outras.

3) Ala da Saúde (colete branco): pela garantia de saúde pública gratuita e de qualidade, pela manutenção e ampliação da política de distribuição gratuita de remédios de uso contínuo e por amparo aos cidadãos da Terceira Idade por meio de "Casas de Idosos".

4) Bateria (colete da Central): composta por quarenta ritmistas da Escola de Samba Gaviões da Fiel, que ditaram o ritmo da manifestação.

5) Ala do Custo de Vida (colete vermelho): pela redução das taxas de juros, pela isenção do Imposto do Renda para os aposentados, contra as tarifas abusivas e pelo combate à inflação, que corrói ainda mais os benefícios já defasados ao longo dos anos.

6) Ala da Justiça (colete preto): pelo direito à revisão do benefício (desaposentação) para quem aposentou mas continua trabalhando e contribuindo, pela correção do FGTS, pela revisão do PIS, pelo processo da revisão da poupança, pela recuperação do poder de compra das aposentadorias e por outros temas importantes que estão travados no Judiciário.

7) Ala das Pensionistas (colete roxo): contra as medidas do governo, que alteraram as regras de concessão dos benefícios às viúvas. O Sindicato dos Aposentados compreende que existem distorções, no entanto não se pode tomar decisões que generalizem e comprometam a renda da maioria das mulheres que dependem da pensão para sobreviver.

8) Ala Futuro Aposentado e Juventude (colete laranja): o problema da Previdência Social não se restringe aos aposentados e pensionistas. Por isto uma ala com trabalhadores da ativa e de jovens que, no futuro, encerrarão o ciclo laboral e terão de viver das aposentadorias.
Para Carlos Ortiz, "há décadas os governos nos colocam para sambar. Então, diante de tanto descaso, nada melhor do que colocarmos nosso bloco de reivindicações nas ruas para que políticos, governantes e a sociedade enxerguem e reflitam sobre as nossas dificuldades", destacou.

Questionado se a realização de um ato de protesto em forma de desfile de Carnaval desmerece as causas dos aposentados, Ortiz rebate: "Palhaçada é o que fazem com os milhões de aposentados que trabalharam, contribuíram e têm sempre que pagar a conta pelos erros dos governos".

SAMBA-ENREDO
 O samba-enredo "Por igualdade social para quem lutou a vida inteira", composto por Binho, Diego Miguel e Pedrinho, integrantes da Escola Gaviões da Fiel, deu o ritmo aos aposentados. Para João Inocentini, "neste País, onde o Carnaval tem mais importância do que a vida das pessoas, quem sabe colocando nossa pauta em forma de samba-enredo os governantes passem a entender a mensagem de que os aposentados precisam ser valorizados, de que há muito por fazer para assegurar condições dignas para quem já tanto fez pelo Brasil".

Veja, abaixo, a letra do samba-enredo dos aposentados:

Por igualdade social, para quem lutou a vida inteira

Refrão
Por igualdade social
Por quem lutou a vida inteira
O Carnaval hoje é em forma de protesto
O Sindnapi faz seu manifesto
 Já passou da hora da mudança
A esperança de um Brasil bem melhor
Mais saúde, menos inflação, comida na mesa, educação...
Pelo direito dessa gente que tanto labuta
Da mulher que foi à luta e tanto fez acontecer, vamos trazer...
Verdadeira solução, valorizar o aposentado que construiu essa nação

 Bis
E quem plantou não colheu, chega de corrupção... Vamos pra rua...
Remédio pra melhorar, pro bem da população
Essa é nossa luta e continua...
Quero qualidade de vida
Para o amanhã ser mais feliz
Ter justiça e igualdade, formando um novo País
Um alerta à juventude, por um futuro com dignidade
Façam valer a nossa força, união e ideais...
Jamais irão morrer os nossos sonhos
Nunca irão calar a nossa voz 

Confira mais fotos do protesto clicando aqui.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.