Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Acabou a paciência! WHB, de Curitiba, não cumpre acordo e Metalúrgicos entram greve!

Chega! Acabou a paciência!  Com a WHB se negando a ter bom senso e negociar uma alternativa para o pagamento da 2º  parcela da PLR, os cerca de 900 trabalhadores da Fundição decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão pela paralisação das atividades foi determinada durante assembleia liderada pelo Sindicato, na tarde desta terça (02).

Após a assembleia, para denunciar o descaso e a falta de palavra e compromisso da WHB, os trabalhadores fizeram uma passeata de protesto pelas ruas da redondeza da empresa.

 Desde que a  WHB anunciou, no final do ano passado, que não iria pagar a 2º parcela da PLR, os trabalhadores e o Sindicato tem buscado  propor alternativas para  negociar.   Porém, a WHB, numa atitude de intransigência e arrogância, se nega a sentar para negociar. A patrãozada, simplesmente, que dar o calote nos trabalhadores não cumprindo com o acordo que eles mesmos se comprometeram  em 2014.   Uma vergonha!

Quando o acordo foi assinado, os trabalhadores pegaram no batente e ralaram firme para cumprir sua parte do compromisso. Agora, que é a vez da empresa cumprir a parte dela, quer dar para trás. Não dá para aceitar. O trabalhador não tem culpa se a WHB está sendo mal administrada, se não tem planejamento. Ele fez a parte dele e quer receber por isso. 

"A empresa simplesmente se nega a cumprir com o que ela mesmo assumiu. Uma postura e uma situação  lamentável, que nem nos tempos   em que as coisas funcionavam na base do fio do bigode acontecia. Inclusive, isso revela e explica o porque a empresa se encontra na situação que diz que está. É óbvio que os trabalhadores não concordaram com isso. Abaixar a cabeça para esse tipo de postura é assumir que a empresa pode te tratar como uma coisa qualquer, sem valor, sem princípios" diz o presidente do SMC, Sérgio Butka
 
Lutar para pressionar
Os trabalhadores estão unidos para lutar pelo que é seu de direito. A empresa que se coce e  apresente uma proposta de pagamento e cumpra com o que se comprometeu. O trabalhador tá cheio de conta para pagar e não pode ficar no prejuízo simplesmente porque a WHB quer dar  o calote.

Os trabalhadores se comprometeram na assembleia  a manter a união e mobilização e estão conscientes de que a luta tem que ser na porta de fábrica e não no tribunal. Não dá para ficar esperando a boa vontade de terceiros. Quem faz a luta é o trabalhador no chão de fábrica.  O Sindicato e os trabalhadores queriam negociar numa boa,  mas a empresa preferiu ir por esse caminho! Então, é lutar para que a empresa honre com o que se comprometeu.

WHB, HONRE SUA PALAVRA. HONRE SEU COMPROMISSO!

ACORDO ASSUMIDO, TEM QUE SER CUMPRIDO
!

Nova  assembleia amanhã, às 14h30

Amanhã, às 14h30, o SMC realiza nova assembleia com os trabalhadores para debater a greve e os rumos a serem tomados.

 A fábrica da WHB fica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A empresas produz peças para o setor automotivo e ferroviário, tendo como clientes várias montadoras como a GM, Fiat e Volkswagen. 

Usinagem
No mesmo dia, também foi realizada assembleia com os trabalhadores da Usinagem, que aceitaram a proposta da empresa de não pagar  ee entraram trabalhar.

Veja mais fotos da mobilização desta tarde no Facebook do Sindicato: www.facebook.com.br/metalurgicosdecuritiba


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.