Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Sai para lá, mosquitão! Campanha da Força PR contra a dengue percorre ruas de Curitiba e Região Metropolitana

Dando continuidade as ações relacionadas à campanha da Força PR de combate ao mosquito da dengue – Sai pra lá, mosquitão! a Central,  juntamente com a Rede de Voluntários SMC, está percorrendo as ruas de Curitiba e Região Metropolitana, realizando uma vistoria cidadã, distribuindo folders explicativos e conversando com a população sobre os cuidados que todos devem ter para combater a proliferação do mosquito.

Neste sábado (27) foi o dia da Cidade Industrial de Curitiba e do município de Pinhais receberem os voluntários. A população e os comerciantes abraçaram a campanha e reconheceram a responsabilidade e importância da participação de todos nessa luta! Escolas e igrejas também fizeram parte do trajeto percorrido pela Rede de Voluntários SMC.


Na CIC foram encontrados diversos focos do mosquito, assim como terrenos baldios cheios de lixo. A Força PR acionará a prefeitura e demais órgãos competentes para denunciar os locais e verificar qual a solução para estes problemas, exigindo maior fiscalização na região.

“É fundamental que a sociedade organizada faça a sua parte. É nisso que a Força PR sempre acreditou nestes anos de trabalho com a comunidade. Essa é uma responsabilidade de todos, não só dos órgãos de saúde. E nós vamos estender esta campanha até a metade do ano quando chega o inverno”, ressaltou o coordenador de projetos da central, Sérgio Butka.”

Fazenda Rio Grande e Araucária serão os próximos municípios a serem visitados pela Força PR e pela Rede de Voluntários. Se você mora perto de um desses lugares, venha fortalecer essa luta. Quanto mais gente engajada, menos chance tem o mosquito.

Números Alarmantes

A preocupação não é à toa: até o início de novembro de 2015, foram confirmados 1.488 casos de Dengue grave e 18.832 casos de Dengue com sinais de alarme. Também 811 casos de óbito por Dengue, o que representa um aumento no país de 79% em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram confirmados 453 óbitos.

Fique atento e saiba como é o mosquito

O mosquito da dengue é menor que os mosquitos comuns. Tem, em média, 0,5 cm de comprimento. Ele é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. Costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

Tratamento

Não existe tratamento curativo. O aconselhável é que sejam seguidas algumas regras para que a melhora do paciente seja mais rápida e eficaz. Portanto, deve-se assegurar a hidratação, aliviando os sintomas como, dor, febre e vômitos; usar antipiréticos e analgésicos de acordo com prescrição médica; não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias; vigiar a insuficiência circulatória através de pressão sanguínea, hematócrito, contagem de plaquetas e nível de consciência, além de repousar e se alimentar de forma adequada.

A prevenção é a única arma contra as doenças

A melhor forma de se evitar  Dengue, Zika Vírus e Chikungunya é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

Para isso, é importante manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.


IMPORTANTE: O ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Conheça os sintomas

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças. Você deve ir à Unidade de Saúde ou UPA.

Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos ( que piora com o movimento dos mesmos); perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo; principalmente no tórax e membros superiores. Náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: Dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória e
perda de consciência.

ATENÇÃO: Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

Rede de Voluntários SMC

A Rede de Voluntários SMC é uma rede de voluntários formada para integrar as campanhas do Sindicato e da Força Paraná. A Central e o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba possuem vários projetos de cidadania que ficarão mais fortes com a ajuda dos voluntários. Quanto mais gente fazendo a diferença, o mundo fica melhor!

Cadastre-se AQUI e faça parte dessa Rede.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.