Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mulher

Imagem

Resultado: Após ação sindical, Renault se compromete a remanejar funcionárias a postos de trabalho adequados

Ação foi benéfica às mulheres metalúrgicas da empresa que trabalhavam com peso excessivo

Com o apoio da comissão de fábrica e delegação sindical da Renault, a diretora do Sindicato e integrante do Departamento da Mulher, Daniele Marcão, está formando um elo com as trabalhadoras da empresa.

Uma das primeiras ações foi em relação ao peso excessivo que algumas trabalhadoras estavam suportando em seus postos de trabalho.

Entenda o caso

Após algumas reclamações realizadas aos delegados de fábrica e verificação junto ao setor ergonômico da empresa, constatou-se que estas mulheres estavam trabalhando com excesso de peso, não cumprindo o que determina o art. 390º da CLT.

Segundo este artigo, salvo em casos de remoção de material por impulsão, tração ou equipamentos mecânicos, é vedado mulheres em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 kg para trabalho contínuo e 25 kg para trabalho ocasional.

Após a identificação desse problema, as mulheres foram encaminhadas para reforço muscular e a empresa se comprometeu em fazer um mapeamento dos setores e o remanejamento dessas trabalhadoras a postos de trabalho adequados.

Tempos de tecnologia
Outra ação tomada foi a criação de um grupo no aplicativo para celulares WhatsApp. Através dele as trabalhadoras trocam informações e são orientadas acerca de seus direitos, além de terem estreitado suas relações dentro da empresa.
#Juntas somos mais fortes!

Serviço:
Departamento da Mulher Metalúrgica:  3219-6458

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.