Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

21 de Abril – Dia do Metalúrgico

Metalurgia é o trabalho de extrair e manipular os metais a partir dos seus minérios. Hoje em dia, a grande produção metalúrgica é proveniente das grandes indústrias.

Voltando no tempo, é possível dizer que as atividades metalúrgicas remontam a seis mil anos atrás, no Oriente Médio, quando o cobre era martelado e dele se faziam pequenos utensílios domésticos. A prata também era um metal frequentemente trabalhado.

A metalurgia é um dos expoentes econômicos do Brasil, principalmente na siderurgia, com destaque para a produção de aço bruto.

Os metalúrgicos brasileiros são uma categoria famosa por sua capacidade de luta por seus direitos e pela contribuição ao desenvolvimento da economia e da democracia no país. Foi a partir de movimentos organizados por este setor que importantes mudanças se processaram na sociedade, principalmente , em relação aos direitos trabalhistas, sociais e políticos do Brasil.

Metalúrgicos da Grande Curitiba
Atualmente, segundo o Dieese, a Grande Curitiba possui cerca de 90 mil metalúrgicos. O grande destaque desses trabalhadores são a capacidade de mobilização em defesa dos direitos e empregos e  o grande volume de conquista dos acordos salariais e de benefícios.  Entre eles as maiores PLRs e os índices de aumento real, que sempre são referência para as negociações salariais de várias outras categorias pelo Brasil, o que faz dos metalúrgicos de Curitiba uma das  vanguardas da luta em defesa dos direitos, dos empregos, da renda  e de  melhores condições de trabalho no Brasil.

Sindicalize-se

E é para continuar garantindo esses acordos que o SMC nunca cansa de repetir que é preciso que toda a categoria esteja unida em torno do Sindicato. Os trabalhadores reconhecem perfeitamente a importância do envolvimento do Sindicato nas negociações salariais e de benefícios. Sabem da necessidade de fortalecer  sua representação, seja no Sindicato ou nas Comissões de Fábrica. Tem consciência que é impossível fechar acordos decentes onde não há Sindicatos fortes e lideranças sindicais comprometidas com as causas dos trabalhadores.

É essa consciência que tem que nos  impulsionar a buscar a sindicalização e a participação. É  só através da união que é possível conseguir bons acordos.  É por isso, que nosso Sindicato não se cansa de informar sobre a importância da sindicalização. Quanto mais fortalecido a representação mais será possível continuar na luta por  construir uma condição mais digna de trabalho e salário para os trabalhadores.

Assim, companheiro e companheira metalúrgica , vamos dar também exemplo de conscientização. Faça também a sua parte! Sindicalize-se!

CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE  AO SMC! FORTALEÇA A LUTA POR MAIS DIREITOS!

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.