Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Abril Verde: Um alerta para os acidentes de trabalho


Objetivo da campanha é estimular procedimentos de saúde e segurança no trabalho e conscientizar a população em geral.  Em 2014, último dado disponível, houve 704 mil acidentes de trabalho.

A Força Paraná e o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba estão participando   da campanha "Abril Verde", que busca alertar sobre os acidentes de trabalho. Iniciado em 2014, o movimento tem o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.



Números alarmantes

Em 2014, último dado disponível, foram contabilizados 704,1 mil acidentes de trabalho no país, sendo 2.783 mil mortes e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias.
Segundo o governo, os acidentes e doenças resultam em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva, cujas consequências, muitas vezes, extrapolam o ambiente de trabalho.

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

No dia 28, o SMC estará levando para a Rua XV, em Curitiba, o caminhão do terror, para mostrar os males da terceirização para a saúde o trabalhador. Além disso, serão distribuídas cartilhas explicativas sobre como se prevenir e agir em caso de acidente ou doença do trabalho. Ação também acontecerá em São José dos Pinhais.

Homens jovens

Os números do Ministério do Trabalho mostram que há predominância de homens jovens nas ocorrências no país.

Do total de 704,1 mil acidentes e doenças do trabalho comunicados ao MTPS em 2014, 68% dos acidentados são homens (478,9 mil), a maior parte na faixa etária de 25 a 29 anos (80,5 mil).
Neste mesmo período, 225,2 mil trabalhadoras foram vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, ou, 32% do total, a maioria mulheres com idade entre 30 e 34 anos.

Em números absolutos, e considerando o recorte regional, a maior incidência foi registrada na região Sudeste (379,4 mil), seguida pelo Sul (157,3 mil), Nordeste (85,7 mil), Centro-Oeste (50,3 mil) e o menor número de casos foi contabilizado na região Norte (31,2 mil).

Causas de afastamento

Em 2013, os transtornos mentais, doenças no sistema nervoso ou doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo foram responsáveis pelo afastamento de 78% das mulheres que receberam o Auxílio-Doença Acidentário. No caso dos homens, 70% se afastaram por causa de traumatismos.

Abril Verde

Além do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho ser no mês de abril, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data de 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.