Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

1º de Maio Solidário da Força Paraná exige mais tolerância e denuncia ameaças aos direitos trabalhistas

Trabalhadores de sete cidades do estado participaram da 15ª edição do 1º de Maio Solidário da Força Paraná que aconteceu neste domingo. Além de São José dos Pinhais, o evento aconteceu também em Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos, Rio Azul, Irati e Ponta Grossa.

    O dia ficou marcado pelo ato realizado  por mais tolerância e diálogo no debate político. A luta contra as ameaças aos direitos trabalhistas também foi tema central nos discursos realizados pelas lideranças presentes. Em São José dos Pinhais, onde aconteceu o evento principal, o  coordenador estadual do 1º de Maio Solidário da Força e presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka, lembrou da 1º edição do 1º de Maio, em 2002, quando o contexto nacional  também era de dificuldades para os trabalhadores. “Naquele ano,  quando iniciamos o  1º de Maio Solidário, o momento também era de crise econômica. E como hoje,  o desemprego estava em alta e o discurso girava em torno da retirada de direitos. Assim como resistimos naquela época, devemos fazer o mesmo agora se quisermos preservar os direitos dos trabalhadores”, disse. Sérgio.

Para o presidente da Força Paraná, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, o momento é de organização e luta  dos trabalhadores para evitar que os efeitos da crise fiquem somente na mãos dos trabalhadores. “O problema é que os planos que estão surgindo para tirar o país da crise penalizam somente os trabalhadores. Já oferecemos várias propostas como a renovação de frota ou  o imposto sobre grandes fortunas e não há nenhum movimento do governo sobre isso”, disse.

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, também esteve no evento e agradeceu a realização de mais essa edição do 1º de Maio em São José do Pinhais. “Nossa cidade muito se orgulha em receber a comemoração do Dia do Trabalhador”, afirmou.

Costela de chão e sorteio de prêmios
Muitas famílias de trabalhadores passaram o dia no 1º de  Maio. O mecânico Amilton Luiz da Silva trouxe  a esposa e a sogra para almoçar e concorrer a um dos 10 carros 0KM.  “Já vinha para o sorteio dos carros e aí fiquei sabendo que ia ter costela de chão, então já uni o útil ao agradável”, disse.
    
Um dos momentos mais esperados do evento era o sorteio dos carros. E a primeira felizarda foi a fiscal de loja Maria de Fátima Pereira dos Santos, que não cabia em si de felicidade. “quando vi que era o meu número o sorteado, custei a acreditar. Estou muito feliz”, afirmou a felizarda.

A vendedora Silvia de Figueiredo Magnani foi outra sorteada que estava com a ficha demorando para cair. “Nem acredito. Vim com meu marido e mais alguns amigos para almoçar e na hora resolvemos participar do sorteio mas sem muita pretensão  e, de repente, aparece essa surpresa. É muito legal”, falou a vendedora.

Sorteio de cursos digitais

A Força Paraná também realizou o sorteio de  cursos  digitais profissionalizantes. “Estamos oferecendo aos trabalhadores uma oportunidade de  qualificação como uma forma de enfrentar a crise e estar preparado para o mercado de trabalho”, disse Butka.

Solidariedade
Em todo as cidades do 1º de Maio, a população atendeu o apelo e trouxe sua contribuição doando alimentos que serão revertidos para instituições beneficentes. O total de alimentos arrecadados ainda está sendo contabilizado.

Shows musicais
Durante todo o dia, o 1º de Maio Solidário foi animado por muita música e shows de mágica, mímica e dança. Teve rock, axé, sertanejo e apresentação da banda marcial da cidade. Quem fechou a noite, foi a dupla Jeann & Julio, que levantou a galera  para espantar o frio que fazia.

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.