Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Ministro do Trabalho visita Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e garante que Programa de Renovação de Frota vai sair do papel

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba recebeu no começo da tarde desta quinta-feira (07), a visita do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira e do recém- empossado secretário de Relações Sindicais do Ministério do Trabalho, Carlos Lacerda.  O objetivo foi debater e ouvir as propostas do SMC para superação da crise e manutenção dos empregos.
 
“Visitar o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba é muito importante.  Essa aproximação do Ministério do Trabalho com a base sindical é fundamental, principalmente neste momento delicado da economia onde se precisa enfrentar o desemprego”, disse o ministro.

Ronaldo Nogueira fez questão de enfatizar que conta com a ajuda do movimento sindical para vencer a crise. “O Ministério do Trabalho reconhece a importância do movimento sindical e o chama o para participar da  construção de propostas para o país sair da crise. O movimento sindical não é chamado para ser apoiador, mas para  ser parte dessa construção. Queremos ele como protagonista, com um papel importante na mesa de elaboração”, ressaltou.
Sobre o Programa de Renovação de Frota de Veículos, uma das principais reivindicações do movimento sindical hoje para a retomada da economia no setor industrial e automotivo, o ministro foi incisivo: “Vai sair do papel! Vamos atuar, sem dúvida nenhuma, para agilizar esse e outros programas de fomento da economia e geração de empregos”, disse.

O secretário de Relações Sindicais do Ministério do Trabalho, Carlos Lacerda, destacou a atuação dos metalúrgicos pelo Programa de Renovação de Frota. “A renovação da frota é importantíssima. Os metalúrgicos de Curitiba tem sido pioneiros junto com os metalúrgicos de SP nesta luta pelo programa. Eu acho que são esses tipos de saídas que os trabalhadores tem que se agarrar. E temos que ficar juntos, trabalhadores, empresários, governo, para tirar o país dessa situação”, disse.

Lacerda também falou que o ministro do Trabalho fez questão de visitar o e ouvir o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. “Neste momento é importante estar aqui no Sindicato dos Metalúrgicos de Curitba, que é um dos maiores Sindicatos da América latina. Um sindicato que tem contribuído muito, não só para a categoria metalúrgica, mas para a toda a categoria dos trabalhadores. Então o ministro se sente honrado e fez questão de ouvir as propostas que os metalúrgicos de Curitiba, através da presidência do companheiro Sérgio Butka, tem para o Brasil. O ministro ficou muito satisfeito, muito impressionado com o trabalho que é realizado aqui neste Sindicato”, falou Lacerda.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Sérgio Butka “é importante ouvir as ideias do ministro. Os metalúrgicos da Grande Curitiba estarão ajudando o Ministério do Trabalho a construir propostas que ajudem o país a sair da crise e garantam a manutenção dos empregos”. 

Programa de Renovação de Frota
A implantação de um programa de renovação de frota e incentivaria as vendas e, consequentemente, a produção e geração/manutenção de empregos. Segundo a Federação Nacional de Distribuidores de Veículos (Fenabrave), a medida teria potencial para gerar vendas adicionais de 500 mil veículos por ano.

Só no setor automotivo o impacto na geração/manutenção de empregos alcançaria o número de 517.400 empregos e não pararia por aí. Como o setor automotivo sendo o maior do Brasil, tudo o que acontece nele tem efeito direto sobre outros setores. Assim, um programa de renovação de frota atingiria toda a cadeia econômica do país, causando um grande impacto no PIB, gerando consumo, vendas, produção e na manutenção e geração de mais de 3,5 milhões de empregos. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.