Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Centrais Sindicais protestam em São Paulo para forçar queda dos juros

Ato reuniu sindicalistas na manhã de ontem na Paulista. Banco Central começa a discutir a taxa

As principais Centrais Sindicais do Brasil se uniram ontem, na Avenida Paulista, para cobrar a redução dos juros no país. Atualmente a taxa Selic (a taxa básica de juros) está em 14,25% e, segundo os representantes dos trabalhadores, prejudica a geração de postos de trabalho (o índice de desemprego no Brasil está em 11,2%, segundo o IBGE).

“Eu quero agora, eu quero já, eu quero ver o juros abaixar”, gritavam os sindicalistas no ato organizado pelas centrais sindicais Força Sindical, CUT, UGT, NovaCentral, CSB e CTB.

O protesto contra os juros altos coincidiu com o início da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). O encontro tem como objetivo principal decidir se mantém,reduz ou eleva a Selic.

João Carlos Gonçalves, o Juruna,  secretário-geral da Força Sindical, ressaltou a importância desta atividade unitária envolvendo todos os principais braços sindicais.

“Estamos retomando a unidade de ação do movimento sindical, na luta contra a retirada de direitos, em um momento difícil que o país atravessa”, disse Juruna.

“A indústria nacional atravessa uma de suas piores crises, com números de desemprego cada vez maiores no setor”, alertou Sérgio Nobre, secretário-geral daCUT. Segundo ele, neste momento, a queda na taxa de juros significa o aumento no investimento na produção e, consequentemente, abertura de postos de trabalho.

O secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, lembrou que organizar a luta em conjunto com todas as centrais mostra a força da classe trabalhadora contra os juros altos,mas principalmente mostra que os trabalhadores estão atentos e não vão permitir que o governoadote medidas que acabam com os direitos conquistados com mobilizações.

“O país não vai crescer com juros altos, ao contrário, alta taxa de juros é transferir a renda dos trabalhadores para as mãosdos banqueiros”, afirmou o presidente da NCST/SP, Luiz Gonçalves.

Juruna ressaltou que no próximo dia 26 será realizada uma plenária das centrais sindicais que contará com a presença dos presidentes de todas as instâncias estaduais de cada uma dessas organizações e será mais uma prova de força.

“Vamos promover uma jornada de luta em torno dos interesses da classe trabalhadora e elaborar uma agenda unitária que visa o enfrentamento desta política adotada pelo governo contra os direitos trabalhistas e previdenciários”, afirmou o representante da Força em relação ao futuro do movimento.
 
Fonte: Força Nacional – 20/07/2016
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.