Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Mobilização: Metalúrgicos da Volvo paralisam atividades por um dia em protesto contra reposição da inflação reduzida em 50%

Paralisação também serve de resposta à hora-extra imposta pela montadora na tarde de ontem (03)

Em assembleia liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) hoje (04) de manhã os metalúrgicos da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) decidiram paralisar as atividades por um dia. Com isso eles retornam para nova assembleia na frente da empresa amanhã (05), às 7h.

O encaminhamento aprovado em porta de fábrica é uma forma de protesto contra a proposta da data-base 2016 da montadora que insiste na reposição da inflação (INPC) reduzida em 50%. Desta forma o índice referente ao mês de setembro deste ano, de 9,62%, cairia para 4,81%.
 
Este percentual cortado pela metade já tinha sido reprovado pela maioria dos trabalhadores da linha de produção em votação secreta coordenada pelo SMC no estacionamento coberto da empresa na ultima sexta-feira (30). A apuração, realizada no mesmo dia, com a presença do departamento de recursos humanos da Volvo, mostrou 74% dos votos contra a redução do INPC.

“É inadmissível aceitar o INPC reduzido em 50%. Não vamos abrir mão dos 100% de reposição da inflação. Este índice já é padrão no setor metalúrgicos da Grande Curitiba, inclusive em empresas bem menores que a Volvo. Esperamos que a Volvo reveja sua postura. Estamos abertos a uma negociação que não penalize os trabalhadores e que mantenha o nível de competitividade da empresa. É possível, basta ter boa vontade”, ressaltou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

A fábrica da Volvo na CIC emprega cerca de 3.200 trabalhadores, sendo 1.800 da produção (chão de fábrica) e produz caminhões leves, pesados e ônibus

Hora-extra

A paralisação de hoje também serve de protesto contra a atitude da Volvo em estender o expediente de ontem em 1 hora, devido a paralisação de 2 horas realizada em porta de fábrica. Segundo vários trabalhadores, a montadora avisou perto das 16h que o expediente que termina às 17h, seria estendido até às 18h, mesmo com a linha de produção praticamente parada por causa da falta de peças.

O SMC vai acionar o departamento jurídico já que a realização de hora-extra precisa ser avisada pela empresa a entidade sindical com 48 horas de antecedência, como esta previsto no acordo coletivo de trabalho. 

Trabalhadores do C3 também paralisaram as atividades

No C3, centro de distribuição de peças da Volvo, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, os cerca de 180 funcionários paralisaram as atividades desde ontem (03) para exigir a reposição salarial baseada em 100% da inflação. O C3 é o principal distribuidor de pelas da  Volvo e atende todo o mercado latino americano.

Empresas menores já fecharam acordo com 100% da reposição da inflação com o Sindicato

Enquanto uma empresa do porte da Volvo insiste em reduzir a reposição da inflação em 50%, várias fábricas do setor metalúrgico da Grande Curitiba já fecharam acordo com o Sindicato garantindo para os trabalhadores no minimo 100% do INPC.

Veja abaixo alguns exemplos:
- KYB (260 trabalhadores-Araucária)
- Branco Motores (140 trabalhadores-Araucária)
- Trox (330 trabalhadores – CIC)
- Lisecki (100 trabalhadores – CIC)
- Jtekt (400 trabalhadores – São José dos Pinhais)
- Faurecia (550 trabalhadores – Quatro Barras)
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.