Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Presidente do SMC debate com CNTM ações em defesa dos direitos e empregos

Ano novo e mobilização intensificada! O presidente do SMC, Sérgio Butka, participou nesta terça (10), da reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, e reuniu dirigentes sindicais metalúrgicos de todo o Brasil para debater as lutas deste ano em defesa dos direitos e dos empregos.

Durante o encontro foi  analisada a atual conjuntura econômica e política do Brasil e debatido um plano de ação em defesa da retomada do desenvolvimento, com geração de empregos e fortes mobilizações na base contra as propostas que atingem o movimento sindical e tiram direitos sociais, trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora.

“É essencial iniciarmos 2017 focados na luta pela retomada econômica e contra as ameaças aos direitos dos trabalhadores. O movimento sindical está unido e se prepara para coordenar as ações de luta, principalmente neste momento quando a bancada empresarial articula no Congresso Nacional e no governo, várias proposições que representam o retrocesso para os trabalhadores”, analisou Sérgio Butka. 

Para Miguel Torres, presidente da CNTM,  o encontro reforça a unidade sindical. “A crise é muito grave e os ataques aos direitos se multiplicam. A unidade do sindicalismo é fundamental para posicionar a classe trabalhadora na discussão das reformas, na resistência às agressões e na articulação das lutas”, comenta. Ele informa que novas reuniões, amplas e unitárias, devem acontecer nas próximas semanas.

Além das lideranças sindicais participaram do debate também João Guilherme Vargas Neto (consultor sindical), Marcos Verlaine (jornalista do Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e José Silvestre (coordenador de relações sindicais do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

“A recessão já dura três anos, com indicação de depressão. Nossos adversários se aproveitam disso e do desemprego crescente para atacar direitos e tentar isolar o movimento sindical da sociedade. Querem que sejamos como nos Estados Unidos, onde o sindicalismo foi isolado e perdeu qualquer força social ou política. Lá, a sindicalização mal chega a 5%”, enfatizou João Guilherme.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.