Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Primeira sede do Instituto Theodoro Cassins é inaugurada

Objetivo é de administrar, promover e expandir os serviços de qualificação profissional

Foi inaugurado na noite desta segunda-feira (20) o Instituto Theodoro Cassins (ITC), situado na sede central do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), no bairro Rebouças, na capital paranaense.

A inauguração contou com a presença de lideranças sindicais de várias categorias de trabalhadores da região e também de familiares de Theodoro Cassins, primeiro presidente do SMC.

Idealizado por trabalhadores, por lideranças ligadas aos metalúrgicos da Grande Curitiba, o Instituto Theodoro Cassins nasceu com o objetivo de gerir projetos nas áreas de educação, qualificação, saúde e cidadania em todo Paraná.

Sensível ao momento, o ITC já oferece cursos presenciais nas áreas de mecânica industrial, línguas e dispõe de uma das plataformas mais avançadas do Brasil em educação à distância. Um sistema completo que abrange cursos em áreas como informática, criação gráfica, design, web e administração.

Na saúde do trabalhador, o ITC aborda medicina curativa e preventiva, tratando o tema com a prioridade que ele merece. Dispõe de uma equipe com expertise em saúde e segurança no trabalho, assim como estabelece convênios com médicos nas mais diversas especialidades, clínicas e exames laboratoriais.      

A escolha do nome do instituto tem por objetivo homenagear o patrono dos metalúrgicos do Paraná. Foi Theodoro Cassins que em 1920 fundou a Liga Internacional dos Fundidores do Paraná, dando origem ao Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e aos demais sindicatos de metalúrgicos do Estado (veja abaixo).

“É fato que quanto mais conhecimento e qualificação profissional, maiores são as oportunidades de se conseguir melhores empregos ou abrir portas para outras possibilidades na carreira. Principalmente na atual conjuntura econômica”, analisou o presidente do ITC, Sérgio Butka.   

“É pela educação que se muda um país. Por isso fico muita honrada em participar desta inauguração que significa um grande avanço para os trabalhadores”, ressaltou a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Zita Lago.

“Para a família Cassins é uma honra. O Thedoro Cassins plantou uma semente que continua fortalecida através do trabalho de toda a diretoria do SMC”, frisou o sobrinho neto de Theodoro, Jades Cassins.

Veja as entrevistas com todas as lideranças em breve, no youtube.com/metaltvsmc.

Theodoro Cassins

Descendente de imigrantes ingleses e italianos, Theodoro Cassins nasceu em Curitiba, no ano de 1890. Passou sua infância na capital paranaense e quando jovem tornou-se metalúrgico na Indústria Muller Irmãos, fabricante de fogões, máquinas e pregos, onde hoje é o shopping Muller, na Avenida Candido de Abreu, Centro Cívico.

Desde esta época Theodoro sempre foi antenado com os acontecimentos no mundo do trabalho no Brasil e na Europa. Acontecia neste período a primeira grande greve nacional e os movimentos sociais no velho continentes.

Diante dos desafios por melhores condições de trabalho e salário no chão de fábrica Theodoro Cassins começou a reunir os amigos da empresa em casa para definir estratégias de mobilização e organizar a categoria.

O movimento começou a ganhar força. Em 1920 no dia 28 de janeiro Cassins liderou em assembleia o surgimento da Liga Internacional dos Fundidores do Paraná, filiada à Liga de Trabalhadores Europeus da época.  Esta é uma data histórica para todos os trabalhadores Metalúrgicos paranaenses.

Essa instituição passou por diversas mudanças de nome, categorias abrangidas e de base territorial, até chegar em 1931 ao atual Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.


Veja o vídeo:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.