Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Milhares de trabalhadores do Paraná paralisam nesta quarta (15) para protestar em defesa da aposentadoria

Motoristas, metalúrgicos e demais categorias filiadas à Força Paraná participam do Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência. As 10h, acontece na Assembleia Legislativa uma audiência pública sobre o tema. Centrais sindicais também aderem ao movimento cívico “Todos contra o fim da aposentadoria”, para exigir uma auditoria nas contas da Previdência Social

Milhares de trabalhadores do Paraná vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (15), para protestar em defesa da aposentadoria e contra a proposta de reforma da Previdência do governo (PEC 287). A paralisação faz parte do Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma da Previdência, organizada pela Força Paraná demais centrais sindicais.  Motoristas e cobradores, metalúrgicos, químicos, servidores públicos, portuários, aposentados e demais categorias filiadas à Força Paraná em todo o estado, participarão da mobilização com paralisações e protestos desde do início madrugada. Às 10hs, acontece em Curitiba, no  plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), uma audiência pública sobre o tema. A Audiência será realizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Trabalhador do Campo e da Cidade.  A Força Paraná também estará divulgando entre os trabalhadores o movimento cívico “Todos contra o fim da aposentadoria”, do qual começaram a fazer parte esta semana.

“O objetivo principal desse 15 de março é alertar a população sobre os riscos dessa reforma proposta pelo governo. Ninguém nega que a Previdência precisa de ajustes. O que não aceitamos é o governo querer impor regras que praticamente vão inviabilizar que a grande maioria da população se aposente. Pela complexidade do tema é preciso ampliar e muito o debate antes de qualquer mudança drástica. É preciso saber primeiro onde ou com quem está sendo gasto o dinheiro da Previdência. É por isso que estamos aderindo ao movimento “Todos contra o fim da aposentadoria”, para exigir uma auditoria nas contas da Previdência”, diz o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.

Paralisação  e protesto em todo o Paraná

Curitiba
Os trabalhadores do transporte coletivo cruzarão os braços logo no início da madrugada. A ação é coordenada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc).

 Liderados pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, os trabalhadores também paralisarão as atividades nas principais empresas da categoria metalúrgica como Volvo, Volkswagen, Renault, Bosch, CNH, WHB, entre outras. A mobilização começa já nas entradas de turno, à partir das 6h.

Paranaguá
Metalúrgicos e os trabalhadores da estiva, ensacadores e da amarração, do porto de Paranaguá, paralisarão as atividades e farão uam grande ato na entrada da cidade, à partir das 7h

Londrina
Metalúrgicos, químicos, servidores públicos e trabalhadores do transporte coletivo também farão paralisação das atividades. A ideia é fazer uma caminhada no centro da cidade (ainda não definido)

Maringá
Metalúrgicos, sindicatos do obreiros e trabalhadores do transporte coletivo paralisaram as atividades e farão uma grande concentração no principal terminal urbano e metropolitano da cidade.

Pato Branco
Metalúrgicos e servidores públicos farão uma grande manifestação em frente ao prédio do INSS  - Rua Tapajós, 520 – centro (horário á definir)
 
Movimento “Todos contra o fim da aposentadoria” inicia abaixo-assinado
 Para marcar o dia em defesa da aposentadoria, o movimento “Todos contra o fim da aposentadoria” começa amanhã, um abaixo- assinado para exigir uma auditoria nas contas da Previdência Social.  

O movimento foi criado no início deste mês, através de uma fanpage na rede social Facebook (www.facebook.com/todoscontraofimdaaposentadoria) e já conta com 145 mil curtidas. Além da população em geral, várias entidades já aderiram ao movimento, entre elas estão a Força Paraná e demais centrais sindicais, a Frente das Entidades de Carreira Pública no Paraná, Associação dos Magistrados do Paraná – AMAPAR,  Associação Paranaense do Ministério Público – APMP, Associação dos Procuradores do Estado do Paraná – APEP, Ministério Público do Trabalho do Paraná – MPT, Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná – SINDICONTAS, Associação Paranaense dos Juízes Federais – APAJUFE, Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná, Sindicato dos Auditores Fiscais do Tribunal de Contas do Paraná – SINDICONTAS, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal –DS Cutitiba – SINDIFISCO NACIONAL, Associação Paranaense dos Advogados Públicos,   Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª região – AMATRA 9,   Associação dos Defensores Públicos do Paraná, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – Regional PR – ANPT, entre outras movimentos e órgãos da sociedade civil organizada.

Além do abaixo assinado e da campanha nas redes sociais, o movimento também espalhou diversos outdoors alertando a população para o posicionamento dos deputados federais paranaenses em relação à reforma da Previdência. Os outdoors, com a chamada “O voto deles pode acabar com a sua aposentadoria”, estão espalhados em 14 cidades: Curitiba, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Cascavel, Apucarana, Arapongas, Londrina, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Irati, Guarapuava, Pato Branco, Toledo e Umuarama,  principais bases eleitorais de cada deputado.

Com o apoio das entidades, o Movimento também está promovendo adesivaços  de carro pelas ruas de Curitiba e veiculando a campanha em emissoras de rádio de todo o estado. A ideia é espalhar a campanha  por todo o Brasil.

Audiência Pública na Assembleia, às 10h    
     A pedido da Força e da demais centrais, a Frente Parlamentar em Defesa do Trabalhador do Campo e da Cidade, formada por deputados estaduais, realiza uma audiência pública sobre o tema no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Além dos deputados, a audiência, contará com a participação de representantes dos trabalhadores, dos órgãos de classe, promotores, entre outras entidades. A audiência é aberta ao público.

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.