Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Fortalecer a Central para aumentar a luta em defesa dos trabalhadores: Força Paraná participa do 8º Congresso Nacional da Força Sindical

Evento,  vai reunir Sindicatos de todo o Brasil, acontecerá dos dias 12 à 14 de junho, em Praia Grande  (SP), e vai determinar os posicionamentos, estratégias e atuação da Força pelos próximos quatro anos
 
Debater os rumos da Força pelos próximos quatro anos  e o fortalecimento  e atuação da Central frente ao contexto de crise econômica, política e de ataques aos direitos da população. Esse é o objetivo do 8º Congresso Nacional  da Força Sindical, que acontecerá  nos dias 12, 13 e 14 de junho, em Praia Grande, litoral do estado de São Paulo. O evento vai reunir os Sindicatos do Brasil  inteiro filiados à central. A Força Paraná estará em peso no Congresso para dar sua contribuição e explanar sua visão em relação aos desafios  do país e da classe trabalhadora. 
“Nós, do Paraná, entendemos que nesse momento delicado pelo qual passa o país precisamos de uma central forte e combativa, que  esteja preparada não só para lutar contra propostas que ataquem os direitos da população, como  também para propor alternativas e soluções  para tirar o país o quanto antes da crise econômica e política em que se encontra. Estamos convictos de que a Central precisa ter uma postura mais forte em relação ao que acontece no Brasil e estamos dispostos, inclusive, a apoiar alternativas que levem a Força Sindical a seguir nesse caminho. É com esse espírito que vamos para o Congresso Nacional”, diz o presidente da Força PR, Sérgio  Butka. 
 
Futuro da Central
No congresso, além da escolha da nova direção da Força,  os mais de três mil dirigentes sindicais  vão discutir a formatação do documento que vai direcionar a atuação da Força pelos próximos quatro anos. O caderno de resoluções, espécie de guia para os debates, contêm análises das situações internacional e nacional, enfoca a questão do desenvolvimento do País, a industrialização, a superação da crise e a  luta sindical dentro do contexto das reformas trabalhista e previdenciária, da ofensiva contra o movimento sindical, as práticas antissindicais e a questão do financiamento sindical, além das definições acerca da estrutura política-organizativa da Força Sindical.
 
A Força Paraná também estará levando  suas propostas para o Congresso.  Entre algumas das  propostas que serão defendidas estão:
 
- Que todos os dirigentes sindicais  eleitos  para cargos públicos se licenciem das suas funções na Central para poderem defender com mais liberdade as bandeiras da entidade;
 
- Eleições proporcionais: independente do resultado das eleições,  a diretoria da Central seja composta por todas as chapas concorrentes levando em conta a proporcionalidade do resultado – o objetivo não deve ser a divisão mas sim a soma das forças e fortalecimento da Central
 
- Criação da Secretária de Assuntos Estratégicos
 
- Garantir de forma efetiva(ao invés de recomendar)  a cota para a juventude ( 10%) em cargos de direção nos Sindicatos
 
Além disso, temos propostas que englobam a participação das mulheres, dos aposentados, sobre a saúde do trabalhador, entre outras resoluções.
 
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.