Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

2º dia do Congresso Nacional da Força Sindical é marcado por debates sobre os rumos da Central

Grupos de trabalho discutem a formatação do documento que vai direcionar a atuação da Força pelos próximos quatro anos
 
Separados  em grupos de trabalho, na manhã desta terça (13), mais de 3 mil dirigentes sindicais participantes do 8º  Congresso Nacional da Força Sindical, que acontece em Praia Grande (SP), passam todo o 2º dia do evento debatendo as propostas e estratégias sobre os rumos que a Central deve seguir pelos próximos quatro anos.  As discussões giram em torno dos seguintes temas: a luta trabalhista e sindical no  contextos nacional e internacional; os rumos do desenvolvimento brasileiro e a industrialização; as reformas da Previdência e trabalhista; a ofensiva contra o movimento sindical, as práticas antissindicais e o financiamento sindical; Definições sobre a estrutura político-organizativa da Força, além de um balanço dos últimos quatro anos e as ações para o próximo quadriênio (2017-2021). Desses debates será formatado o documento que vai direcionar a atuação da Força na luta em defesa dos trabalhadores.
 
Força Paraná apresenta suas propostas
Os grupos de trabalho estão divididos em seis, com as atividades sendo coordenados por uma mesa composta de um coordenador, um relator e um secretário. Os delegados da  Força Paraná, Jamil D’avila, Nelson Silva de Souza (Nelsão), Gilson Batista e Leandro Guerra compõem algumas das mesas, orientando e direcionando os trabalhos. 
 
A Força Paraná leva sua contribuição apresentado sua visão e as propostas de fortalecimento da Central.  Dentre as  principais medidas defendidas pelo Paraná estão a volta da proporcionalidade nas eleições da Força; a criação do  Conselho Político Nacional da Força Sindical, que tem por objetivo democratizar as decisões e determinar os encaminhamentos e decisões políticas da Central; a realização de uma Reunião para reestruturação da Força Sindical 90 dias após o 8º Congresso Nacional; Garantir de forma efetiva(ao invés de recomendar)  a cota para a juventude ( 10%) em cargos de direção nos Sindicatos, entre outras propostas sobre as mulheres, a saúde e segurança e os aposentados. 
 
“O objetivo com  nossas propostas é garantir a unidade e o fortalecimento da Força Sindical. Queremos construir uma central combativa na defesa aos direitos dos trabalhadores e que ajude a apontar os caminhos que o país deve tomar para sair da crise econômico e política em que se encontra, resgatando os valores da dignidade, os empregos e uma indústria forte”, aponta o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.
 
Congresso termina amanhã com a escolha da nova diretoria
O Congresso termina nesta quarta (14), com todas as propostas que foram debatidas hoje sendo colocadas para apreciação e votação da plenária. Amanhã também será escolhida a nova diretoria da Força Sindical. 
 
 
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.