Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

No primeiro semestre mostramos que a mobilização traz resultados

Por Sérgio Butka*

Uma das nossas bandeiras mais fortes como Sindicato é mostrar que a mobilização dos trabalhadores traz resultados positivos. E o primeiro semestre de 2017 é mais uma prova disso. Os metalúrgicos de Curitiba conquistaram vitórias importantes nesse início de ano, mesmo o cenário não estando favorável. Por isso, sempre repetimos: trabalhador que se mobiliza, conquista.

Um bom exemplo de vitória esse início de ano foram os PLRs e PPRs conquistados em diversas fábricas da Grande Curitiba. O SMC liderou várias assembleias nas portas de fábrica em que os metalúrgicos garantiram participações que muitas vezes passam dos R$ 10 mil.

Além dos PPRs e PLRs conquistados na primeira metade do ano, os metalúrgicos da cidade se mobilizaram também por bons reajustes salariais e definição de data base. Mais uma vez, os resultados conquistados mostram que a união dos trabalhadores funcionou. Salários foram reajustados pela inflação acumulada (INPC) e a data base foi escolhida pelo trabalhador e não pelas empresas. Não podemos nos esquecer dos aumentos no vale mercado e da redução de jornadas, que também foram grandes vitórias em 2017.

É importante lembrar que em todos os casos as propostas dos patrões foram sempre piores do que as conquistadas no final pelos trabalhadores, por isso a greve foi necessária em muitas fábricas da cidade. Uma amostra de como o futuro com a reforma trabalhista será difícil, já que as empresas nunca estão dispostas a pagar o que é nosso direito.

No primeiro semestre o Sindicato mais uma vez mostrou sua importância, liderando essas negociações e garantindo que as lutas por melhores condições de trabalho fossem conquistadas. Nesse segundo semestre reforçamos esse compromisso de seguir firmes e mobilizados nessa luta pelos nossos direitos e por melhorias nas condições de trabalho dos metalúrgicos. Vamos em frente!

*Sérgio Butka é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.