Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sindicato dos Aposentados participa de palestra sobre saúde do homem

Metalúrgicos aposentados do Sindnapi, filiado à Força Paraná, se reuniram na manhã deste sábado (5) para uma palestra sobre a saúde do homem na sede do SMC, em Curitiba. A manhã teve conversas sobre câncer de próstata e dores nas costas, comandadas pelos alunos da Universidade Federal (UFPR). Rubens Bendlin, chefe da divisão de Saúde do Adulto e Idosos da Secretaria de Saúde do Paraná, também estava presente e conversou com os aposentados sobre a importância da paternidade responsável e da preservação da saúde do homem.

Os aposentados puderam aproveitar a presença de Rubens e dos futuros médicos para tirar todas as dúvidas sobre os temas da conversa e também de outros assuntos envolvendo medicina e saúde. O tema câncer de próstata foi o que mais rendeu perguntas. O futuro médico Eduardo Lopes Martins Filho, que comandou a conversa sobre a doença, acredita que os aposentados saíram com mais certeza da importância dos exames periódicos.


“A gente viu aqui que os homens realmente se cuidam menos, mas tenho certeza que depois da conversa de hoje eles vão ficar mais atentos”, explica Eduardo.

Para Rubens, a conversa foi proveitosa para os participantes. Além de falar sobre a saúde do homem, ele também deu conselhos sobre como “recuperar o tempo perdido” para aqueles que não estão cuidando da saúde.

“O ideal nesses casos seria ir ao médico pelo menos uma vez ao ano e fazer um check-up. Uma bateria de exames bem completa. Esse já é um primeiro passo importante para quem não está cuidando da própria saúde”, aconselhou Rubens.

Pedro Paulo da Silva, o Pepê, presidente do Sindnapi e Secretario de Direitos Humanos e Raciais da Força Paraná, também considerou a manhã positiva e destacou a importância do tema do Agosto Azul deste ano.

“A gente fala de paternidade responsável e dentro disso falou hoje da importância do homem que é pai de família cuidar da própria saúde. Porque para ser um pai presente e responsável como pede a campanha, esse pai precisa estar vivo”, afirmou Pedro Paulo.

As palestras deste sábado fazem parte do Agosto Azul. Você pode ver aqui mais detalhes da campanha deste ano.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.