Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Brasil fecha 328 mil vagas de emprego depois da Reforma Trabalhista

O governo conseguiu aprovar a Reforma Trabalhista no Congresso defendendo que as mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) gerariam empregos e diminuiriam a informalidade no mercado de trabalho. Mas, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em relatório do próprio governo, não é bem isso que está acontecendo. 

Ao contrário das mentiras que eles, os patrões e a imprensa venderam aos trabalhadores, a Reforma Trabalhista na prática só diminuiu os postos de trabalho no país e empurrou ainda mais brasileiros para o mercado informal e precário.

A prova está nos números: a reforma entrou em vigor em 11 de novembro. Entre janeiro e novembro de 2017, 299.635 empregos tinham sido criados. Já em dezembro, com o corte de direitos em pleno vapor, o país fechou 328 mil vagas, provando que o governo estava mentindo, exatamente como os sindicatos e órgãos que defendem o trabalhador tinham alertado.

Com mais gente sendo empurrada para o desemprego em dezembro, o saldo final do ano de 2017 foi de 28 mil postos de trabalho formal a menos no país, de acordo com relatório do próprio Ministério do Trabalho. Os dados frustraram inclusive expectativas de analistas, que esperavam abertura de vagas.

Segundo o economista e assessor do SMC, Cid Cordeiro, esse corte de vagas no país foi causado por dois motivos: recessão econômica e corte de direitos causados pela Reforma Trabalhista. 

"Por mais que o governo diga que históricamente em dezembro se fecham mais vagas de emprego, o balanço de 2017 todo foi negativo e isso ocorre como reflexo da recessão, da crise econômica. Além disso, tem o fato do mercado de trabalho não estar reagindo a nenhuma melhora da econômia e isso eu atribuo a Reforma Trabalhista, a precarização do trabalho e flexibilização dos direitos, que tem empurrado cada vez mais brasileiros para o mercado informal, sem carteira assinada e com piores condições de vida e de salário", resume Cid Cordeiro.

Manipulação dos números

Ainda assim, o governo faz demagogia tentando mostrar esses resultados de empregos fechados como “positivos”, afirmando que significam uma recuperação “significativa” pois em 2016 o saldo negativo ficou em 1,3 milhão de empregos e em 2015 em 1,5 milhão. Temer segue mostrando que suas reformas servem unicamente para beneficiar os lucros milionários dos patrões, que agora podem explorar ainda mais os trabalhadores.

É preciso lutar e exigir dos sindicatos e das centrais cada vez mais a retomada do caminho das greves para revogar essa reforma, atrás de uma saída aos trabalhadores, para que sejam os patrões que paguem pela crise.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.