Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos da Renault aprovam proposta do SMC para mudança de horários. Empresa tem 72h para aceitar ou trabalhadores param

Reunidos em assembleia na porta de fábrica, os metalúrgicos e metalúrgicas da Renault aprovaram na tarde desta sexta-feira (26) a proposta do Sindicato para mudar os horários de trabalho do 1º e 2º turno, permitindo assim que os trabalhadores do 3º folguem dois domingos ao mês, ao invés de trabalhar todos, como vem acontecendo nos últimos meses. Com a aprovação desta tarde, uma carta de 72h será enviada para empresa, caso ela não responda a tempo ou não aceite a proposta, os trabalhadores param. 

A proposta apresentada pelo SMC e aprovada pelos metalúrgicos consiste em: 

Os trabalhadores do 1º turno irão entrar no mesmo horário, mas farão apenas 40 minutos de intervalo, saindo da fábrica 20 minutos mais cedo. 

Já os trabalhadores do 2º turno vão entrar 20 minutos mais cedo, também farão 40 minutos de intervalo e sairão 40 minutos antes. 

“A proposta não afeta muito a vida dos trabalhadores do 1º e do 2º turno, mas muda muito a vida de quem trabalha no 3º turno da Renault, que vai poder folgar dois domingos ao mês, coisa que não acontece hoje. Ou seja, o que os metalúrgicos dos dois turnos mostraram hoje é que são solidários com os seus companheiros de trabalho”, explica o diretor do SMC Alceu dos Santos, o Gaúcho.

3º turno

Na manhã desta sábado (27), o Sindicato estará na porta de fábrica novamente para ratificar a decisão com os trabalhadores do 3º turno. 

Confira como fica o horário na proposta do Sindicato que será enviada para a empresa:

Carnaval

Outro encaminhamento dado e aprovado pelos metalúrgicos e metalúrgicas da Renault é a compensação da segunda-feira (12 de fevereiro). Os trabalhadores aceitaram a proposta da empresa de trabalhar no próximo sábado (3 de fevereiro) para poder emendar o feriado. A compensação será no modelo 8 x 6.

Luta por mais saúde e segurança

Durante a assembleia os trabalhadores também deliberaram sobre mudanças importantes dentro da empresa que envolvem saúde e segurança dos metalúrgicos. De acordo com os trabalhadores, a empresa não tem deixado a manutenção dos equipamentos em dia, colocando todos em risco dentro da fábrica. Outra situação é a cobertura do estacionamento dos ônibus que está com a obra atrasada, colocando a saúde de todos em risco nos dias que estão chovendo. 

O SMC já está em contato com a empresa para resolver essas reivindicações e melhorar outros itens de segurança dentro da fábrica.

 

A fábrica da Renault fica em São José dos Pinhais emprega cerca de 6,1 mil trabalhadores, sendo 4 mil do chão de fábrica. Ela produz os modelos Logan, Sandero, Sandero Stepway, Duster, Duster Oroch, Captur, Master e Kwid. Além do mercado interno a montadora atende Argentina e México.

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.