Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

VW supera meta de consumo de água por veículo produzido no Brasil

Montadora alcança redução de 28% em oito anos; programa Think Blue estabeleceu 25%

Em oito anos, a VW reduziu em 28% o consumo de água por veículo produzido no Brasil, de acordo com sua última medição, em fevereiro último. Com isso, a empresa superou a meta do programa Think Blue. Factory, que estabelecia, em sua primeira fase, que todas as fábricas da empresa no mundo deveriam melhorar seus indicadores ambientais em 25% até o fim de 2018, usando como base de comparação os dados de 2010. Entre outros registros, a empresa também reduziu a geração de resíduos em 39,3%, considerando a mesma base de comparação, de fevereiro de 2018 sobre os dados de 2010. 

Entre as ações mantidas pelas suas fábricas no Brasil, o projeto de utilização de água de reuso no processo produtivo economizou mais de 800 mil litros de água potável na unidade de Taubaté (SP). A unidade também reduziu em cerca de 23% o consumo de água por veículo produzido e em 30% o consumo de energia a partir das inovações na área de pintura.

Na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o novo sistema de captação e armazenamento de água da chuva para a pintura pode gerar economia de mais de R$ 14 mil ao ano ao deixar de comprar cerca de 1,3 mil metros cúbicos de água. Além disso, toda a água que cai sobre o telhado de uma das alas da fábrica é captada, tratada e utilizada nos processos industriais e na descarga de sanitários.

Ainda na Anchieta, o sistema de ar-condicionado dos escritórios de compras permite reutilizar mais de 166 mil litros de água por ano, considerando que os aparelhos ficam ligados cerca de 1.280 horas. O sistema impede o descarte da água dos drenos do ar-condicionado a partir de uma tubulação especial, onde a água do dreno é captada e armazenada em uma caixa d’água. De lá, segue para a rede de água industrial da fábrica, para ser utilizada em outros processos.

A fábrica de motores em São Carlos (SP), ampliou em 3,2 milhões de litros sua capacidade de armazenagem de água de chuva e de água reciclada para o processo produtivo, possibilitando a redução em 10% seu consumo de água por motor fabricado. Já em São José dos Pinhais (PR), a fábrica conta com três poços artesianos para captar águas profundas e reduzir o consumo de água que vem da rede pública. Os poços abastecem a fábrica com cerca de 7 mil metros cúbicos por mês, cerca de 46% do consumo total da fábrica.

Em todas as fábricas da VW no País, 100% dos veículos produzidos passam pelo teste de estanqueidade, para assegurar a qualidade da vedação, com testes em túneis de água. Essa água utilizada no teste há anos vem sendo coletada, filtrada e recirculada para reaproveitando. Este processo trouxe economia adicional, ao processo já existente de recirculação, de 698 mil litros nas três unidades produtivas Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais. 

Fonte: AB

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.