Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Explanar as mudanças da Saúde e Segurança do Trabalhador e definir ações para o futuro, esse foi o tom do Encontro dos Cipeiros das Montadoras 2018

Com a famigerada Reforma Trabalhista aprovada, o mercado de trabalho e tudo o que o cerca mudou. Mudaram as negociações, os tipos de contratos, as férias e muitos outros itens da rotina do trabalhador. E, com a Saúde e Segurança do Trabalho não foi diferente.  E, para compreender quais foram estas mudanças, elencar os desafios para o futuro e apresentar as propostas de ações, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) em parceria com a Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT) realizou o Encontro de Cipeiros das Montadoras 2018 durante toda esta sexta-feira (13). 

"A atual diretoria do Sindicato sempre trabalhou com a linha do enfrentamento do sistema. Ou seja, não ficar parado esperando a Reforma Trabalhista mexer com a vida do trabalhador, estamos sempre nos adiantando no caminho de prevenir que os efeitos dessa Reforma sejam sentido pelos trabalhadores. É esse o objetivo do encontro de hoje com profissionais tão gabaritados nacionalmente", destaca Osvaldo Silveira, coordenador do departamento de saúde e segurança do trabalho do SMC. 

O evento foi realizado no Auditório Diamiro Cordeiro da Fonseca, nova sede do SMC, e contou com a presença das principais referências nacionais na área de saúde e segurança do trabalhador. Além dos engenheiros do SMC Diego Gramm e Mário Freitas, que passaram o planejamento anual da Cipa para os cipeiros das montadoras, falaram os seguintes convidados: 

- René Mendes, Especialista doutor em Saúde Publica e Medicina do Trabalho, Professor da Unicamp e da UFMG e Diretor Cientifico da ABRASTT. 

- Professora Vera Lucia Navarro, da USP de Ribeirão Preto, Doutora em sociologia e atualmente professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

- Professora Jussara Mendes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Serviço Social, professora da UFRGS e Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde e Trabalho.

- Professor Geraldo Augusto Pinto, da Universidade Federal do Paraná, doutor em Sociologia pela Unicamp, com ênfase Sociologia do Trabalho. Professor do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (Daeso) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

- Doutor Marco Antônio Gomes Perez, médico Sanitarista do Cerest, em Campinas, e Especialista em Medicina do Trabalho.

- Dr. Elver Andrade Moronte, do Ministério Publico do Trabalho, Mestre em Saúde Coletiva, perito em Medicina do Trabalho do Ministério Público do Trabalho e Médico do Trabalho da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

- Dra. Fernanda Miranda, doutora e enfermeira do Hospital Trabalhador. 

Para os palestrantes, Reforma Trabalhista é um retrocesso

De acordo com os palestrantes, neste momento, é impossível tratar de saúde e segurança do trabalho sem falar dos efeitos maléficos da reforma trabalhista. Em todos os painéis, a opinião foi unanime: a Reforma Trabalhista foi um retrocesso, em especial quando se trata da Saúde e Segurança do Trabalhador. 

Segundo apontou o doutor René Mendes, são pelo menos 30 itens da Reforma que prejudicaram a vida do trabalhador neste aspecto. René apontou que não teria como resumir esta reforma trabalhista de outra forma a não ser como “um pacote de maldades com o trabalhador”.

Vera Navarro, doutora e professora da USP, destaca que um dos exemplos deste retrocesso é a jornada de trabalho: “esse era o momento de estarmos falando em redução das jornadas de 8 horas diárias, mas com a Reforma estamos falando de ampliação, de permitir que o trabalhador faça uma jornada de trabalho de 12 horas. Então é muito cinismo tratar isso como modernização”, destacou Vera durante sua palestra. 

Jussara Mendes, doutora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Reforma Trabalhista atacou dois pilares principais na saúde e segurança do trabalhador e os efeitos disso já começam a serem sentidos pelos trabalhadores no chão de fábrica:

“Primeiro foi a Previdência Social, que estão transformando em um escritório e não mais um serviço de assistência social como era para ser. O segundo pilar é justamente a saúde dentro das empresas, que vem sendo corroída cada vez mais pela reforma, afetando diretamente a vida profissional e social do trabalhador”, destacou a professora. 


Em breve, as palestras estarão disponíveis na íntegra em www.simec.com.br e www.youtube.com/metaltvsmc.

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.