Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Farmácia Escola da UFPR manipula e vende medicamentos abaixo do preço de mercado

A Farmácia Escola da UFPR está localizada no campus Reitoria da UFPR desde 2007 e é aberta às comunidades interna e externa. Além da manipulação de medicamentos, abaixo do preço de mercado, um dos principais benefícios da farmácia é a orientação farmacêutica. 

“A orientação farmacêutica ocorre quando tiramos todas as dúvidas do usuário com relação ao uso do medicamento, incluindo possibilidades de interação no caso daqueles polimedicados”, explica a professora Camila Klocker Costa, coordenadora da Farmácia Escola.

De acordo com a professora, a orientação pode ser feita de maneira rápida durante um atendimento de rotina ou com um acompanhamento mais prolongado por meio de um protocolo de atenção farmacêutica. 

Apesar de não dispor de uma gama muito grande de fármacos, a Farmácia Escola trabalha com alguns dos principais disponíveis no mercado, como o omeprazol e a vitamina D, além da manipulação de Florais de Bach. 

“Nós também fazemos a verificação de pressão arterial e, em breve, teremos a medição de índice glicêmico, que faremos durante a assistência do paciente”, acrescenta a professora.

Atendimento de qualidade

Para a professora Camila, além da relevância acadêmica, a Farmácia Escola é importante para a comunidade externa. “Podemos proporcionar um atendimento de qualidade porque os profissionais que aqui estão são altamente qualificados e os alunos participam ativamente de todo o processo. Além disso, estamos próximos ao Hospital de Clínicas, de onde vem grande parte da nossa demanda”, esclarece.

A Farmácia Escola abre de segunda a sexta-feira, totalmente disponível à comunidade em geral. O único critério para a manipulação de fórmulas é a prescrição médica, com exceção de alguns medicamentos e florais. O atendimento acontece das 8h às 17h, no complexo da Reitoria, localizado na Rua Dr. Faivre, 395. Contatos com a farmácia podem ser feitos pelo telefone 3360-5032 ou pelo e-mail fesc@ufpr.br.

Matéria- Prima para os medicamentos
 

Veja abaixo a lista de matérias-primas disponíveis na Farmácia Escola para a manipulação de medicamentos:

- Ácido Fólico
- Ácido Salicílico 
- Alantoína
- Alendroato de Sódio
- Betacaroteno
- Biotina (Vitamina H)
- Carbonato de Cálcio
- Cetoconazol
- Cisteina
- Cistina
- Citrato de Cálcio
- Colágeno Hidrolisado 
- - Fluconazol
- Fumarato Ferroso
- Gelatina
- Ginkgo Biloba
- Glucosamina
- Hidroquinona
- Isoflavona
- Itraconazol 
- Lansoprazol
- Metionina
- Óleo de Amêndoas
- Óleo de Semente de Uvas
- Omeprazol
- Paba (Ac. Paraminobenzóico) 
- Pantoprazol
- Pantotenato de Cálcio
- Sulf. Condroitina
- Sulf. Minoxidil
- Terbinafina
- Ureia
- Vitamina B1 (Tiamina)
- Vitamina B12 (Cianocobalamina)
- Vitamina B6 (Piridoxina)
- Vitamina C 
- Vitamina D3 (Colicalciferol)
- Vitamina E (Tocoferol)
- Florais de Bach

**as matérias-primas podem variar dependendo do dia

Fonte: UFPR

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.