Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Reunião da diretoria plena reforça projeto de prevenção de doenças do trabalho

Em reunião semanal da diretoria plena realizada na tarde desta segunda-feira (09) no Auditório Diamiro Cordeiro da Fonseca, o SMC debateu e reforçou a luta por mais saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Esta questão foi norteada pelo Projeto Proteger, uma iniciativa pioneira e inovadora no movimento sindical idealizado pelo Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato. Este projeto será lançado para o setor de peças na próxima sexta-feira (13) de julho no Encontro de Cipeiros.

O Proteger tem como foco a melhoria contínua das condições de trabalho, agindo primeiramente na prevenção das doenças relacionadas ao chão de fábrica (LER/Dort).

De acordo com o médico do trabalho, Zuher Handar, “a participação dos trabalhadores no processo de implantação é fundamental, já que o projeto é baseado na ergonomia participativa. Isto porque o trabalhador sabe qual é o problema e sabe como resolver. Além disso é claro, o dirigente sindical também precisa estar preparado para gerir o Proteger na sua fábrica”.

“A preparação do dirigente sindical será fundamental para o sucesso do projeto. Ele vai ser o gestor deste monitoramento no chão de fábrica. A responsabilidade não é apenas do cipeiro, mas também do representante sindical. Por isso é preciso que cada um estude bem o Proteger para aplicar da melhor forma possível”, ressaltou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

O Projeto Proteger com sete elementos fundamentais para garantir a saúde e segurança dos  trabalhadores, são eles; investigação, comprometimento da gerência, capacitação dos trabalhadores, coleta de dados, sistema de comunicação dentro da empresa e planejamento.

Durante a reunião a diretoria plena também debateu questões econômicas e jurídicas a exemplo ao resultado da industria no mês de junho, e as decisões do STF sobre contribuição sindical e sobre nulidade de homologação fora do Sindicato.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.