Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Reforma Trabalhista

Imagem

Em Londrina, Presidentes da Força Sindical Nacional e do Paraná debatem como reorganizar e fortalecer o movimento sindical

Miguel Torres, presidente da Força Sindical e da CNTM, e Sérgio Butka, presidente da Força Paraná e da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, discutiram com as lideranças do estado o futuro das entidades sindicais

De olho no futuro, Miguel Torres, presidente da Força Sindical e da CNTM, e Sérgio Butka, presidente da Força Paraná e da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, se reuniram em Londrina na manhã desta quarta-feira (15) para discutir junto com as principais lideranças do Paraná o melhor caminho para reorganizar o movimento sindical após os desmandos da Reforma Trabalhista. 

Questões como novos modelos de representação, custeio sindical, reorganização das bases e combate as ações antissindicais foram alguns dos temas discutidos no encontro, que também serviu de preparação para o encontro do Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, que se reunirá em Londrina no próximo dia 23.

O encontro, que começou com as falas dos presidentes da Força Sindical, Miguel Torres e Sérgio Butka, teve o tom de reflexão para os lideres presentes. De acordo com os lideres sindicais, é chagada a hora de dar um segundo passo no combate à Reforma Trabalhista, que é repensar em como reorganizar as entidades que estão sobrevivendo a este ataque. Segundo os presidentes, só a reorganização do movimento vai ser capaz de, neste momento de superar as ações antissindicais, fortalecer os sindicatos, centrais, federações e confederações que de fato lutam pelos trabalhadores.

“Muitas entidades neste momento têm pensado em enxugar a máquina, cortar custos, vender sedes, na tentativa de se manter ativas, mas poucas têm tratado de um passo muito mais importante que é como vamos atuar daqui para frente. Vamos continuar com a mesma forma de atuação e parar de conquistar ou vamos partir para um novo modelo que permite avançar nos acordos para os trabalhadores do Paraná?”, questionou Sérgio Butka, presidente dos metalúrgicos do Paraná e da Força Paraná.

Miguel Torres durante o encontro preparatório para o Fórum em Defesa da Liberdade Sindical em LondrinaMiguel Torres, presidente da Força Sindical e da CNTM, também acredita que, com a Reforma Trabalhista os desafios mudam e, por isso, é preciso mudar também a forma como o Sindicato atua: “É preciso mudar como atuamos e um primeiro passo dessa mudança é aumentar ainda mais a nossa presença na base, nas portas de fábrica. É com essa aproximação maior entre Sindicato e trabalhador é que vamos mostrar como essa relação é essencial e fazendo isso é que vamos começar a reverter à situação do financiamento e custeio das entidades”.

O futuro do Sindicato e o combate as ações antissindicais

Também durante o encontro realizado em Londrina, o advogado trabalhista Dr. Iraci Borges, o supervisor técnico do DIEESE-SP, Victor Gnecco Soares Pagani, e lideranças sindicais que participam do Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical, como Nelson Silva, dos metalúrgicos de Curitiba; Anderson Teixeira, presidente dos motoristas e cobradores de Curitiba; e Divanzir Chiminacio, dos contabilistas do Paraná; passaram explicações e experiências de combate às ações antissindicais. 

Para o advogado Dr. Iraci Borges, não é de hoje que o movimento sindical convive com as ações antissindicais vindas de todos os lados, “mas, por muito tempo e em muitas ocasiões, optou por não agir contra isso”. Para o advogado, um exemplo desta falta de ação do movimento é que “no Código Penal se fala em Crime Contra a Organização do Trabalho, as práticas antissindicais, mas em todos esses anos nunca vimos alguém que fosse indiciado por isso”.

Já sobre o futuro do movimento sindical, o economista e supervisor técnico do Dieese-SP, Victor Gnecco Soares Pagani, destacou que a reorganização do movimento será um dos únicos caminhos para que ele sobreviva.

Para o supervisor técnico, muitos pontos que começam a mudar agora precisam ser levados em conta nessa reorganização. As novas relações de trabalho, por exemplo, é um destes pontos.

O supervisor técnico do Dieese-SP, Victor Gnecco Soares Pagani“A Reforma trouxe muitas novas formas de trabalho e muitas outras, até pela modernização e digitalização da produção começam a surgir. O trabalho intermitente, os PJs, os terceirizados, os temporários são alguns exemplos. Quem vai representar todo esse pessoal? Vamos criar dezenas de novos sindicatos ou vamos rearranjar e fortalecer os que já existem?”, questionou Pagani.

Outra questão levantada pelo representante do Dieese-SP é a rotatividade dos profissionais neste novo mercado de trabalho. “Muita gente muda de categoria em pouco tempo, se ele era sócio de um sindicato ele passa a ter que ser sócio de outro, isso afasta muita gente, pois dificilmente ele vai fazer todo o processo de se sindicalizar várias e várias vezes em pouco tempo. Por que então não começar a pensar em sindicatos que englobem mais de uma categoria em mais de um município? Como vamos atender esses trabalhadores do futuro mantendo um sistema que não acompanha isso”, destacou.

Acompanhar a modernidade e a digitalização para acompanhar os jovens trabalhadores, que são o futuro do sindicalismo, e aumentar o atendimento aos desempregados, que são grande parte dos trabalhadores brasileiros atualmente, também são pontos levantados do Pagani a serem levados em consideração pelo atual movimento sindical para iniciar uma reestruturação. 

Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.