Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > PCDs

Imagem

Confira alguns aplicativos para acessibilidade de PCDs

Quando se trata de inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) o Brasil ainda caminha a passos muito lentos. Apesar de se tratar de uma grande parcela da população (24% dos brasileiros, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) e de existirem leis que obrigam as empresas a fazerem esta inclusão, apenas 0,9% das carteiras assinadas no Brasil são de PCDs. 


No dia a dia também vemos ainda uma série de situações em que a inclusão dos PCDs não é realizada. Listamos aqui alguns aplicativos inclusivos para usos diversos. E lembre-se: “Inclusão é Atitude!”. 

O guiaderodas é um guia colaborativo destinado a avaliação e consulta de lugares acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção. Através de uma avaliação de no máximo 30 segundos e com uma abordagem jovem e otimista, o guiaderodas tem como objetivo promover a importância do tema e estimular todas as pessoas, com dificuldade de locomoção ou não, a avaliar a acessibilidade de diversos estabelecimentos. Entendemos que uma ideia quando é boa, é boa para todos.
http://www.guiaderodas.com/

Be My Eyes é um aplicativo para uma pessoa cega que precisa de ajuda remotamente através de uma conexão de vídeo ao vivo. Os usuários cegos podem solicitar ajuda de uma pessoa com visão e os usuários com visão serão chamados por ajuda. Assim que o primeiro usuário avisado aceita a solicitação de uma conexão de áudio-video ao vivo, ele será configurado entre os dois e o usuário avisado para dizer à pessoa cega o que ele vê quando o usuário cego aponta seu telefone para algo usando a câmera frontal
https://goo.gl/HTvxzt 

Enable Viacam é um programa para PC e um aplicativo para dispositivos móveis para o controle do cursor no mouse através dos movimentos da cabeça. Depois de instalado será preciso calibrar a sensibilidade do reconhecimento facial. Através do programa o usuário poderá controlar completamente o cursor do mouse, habilitar o teclado virtual padrão do sistema, posicionar a barra de rolagem da tela, abrir e fechar programas. A sensibilidade dos movimentos pode ser ajustada conforme a necessidade e redefinida sempre que for necessário.
http://eviacam.crea-si.com/

Um aplicativo grátis de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), que apoia a comunicação em todas as áreas da vida e assim fornece uma voz a quem usá-lo. LetMeTalk permite alinhar imagens de forma que o seu conjunto consista em frases com significado. A base de dados do LetMeTalk contém mais de 9000 imagens fáceis de compreender. Adicionalmente, é possível incluir outras imagens a partir do dispositivo, ou tirar fotografias com a máquina fotográfica incorporada do tablet.
http://www.letmetalk.info/pt

O Aplicativo Hand Talk é um tradutor de bolso que é usado como um recurso de tradução para Libras, estreitando laços entre surdos e ouvintes. O App conta com a ajuda do Hugo, que além de traduzir conteúdos para Língua de Sinais. Hugo também está presente em uma sessão educativa chamada Hugo Ensina, com uma série de vídeos que ensinam crianças e adultos expressões e sinais em Libras. Muito mais do que um tradutor, o Hugo está aproximando pessoas através da tecnologia e da comunicação, sendo usado nos mais diversos ambientes.
https://www.handtalk.me/
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.