Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Dirigentes metalúrgicos tentam barrar trabalho intermitente

A economista Caroline Gonçalves, da subseção do Dieese na Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT), mostra: a cada 10 trabalhadores com emprego formal, 2,6 têm contratos intermitentes. “Essas contratações aumentam cada vez mais", alerta a economista.

Em junho, foi recorde para o período de um mês. Dos 48.436 postos criados, 10.177 (21%) foram de trabalho intermitente.
 
O estudo se baseia em dados do Caged, que só divulgava empregos formais, com direitos, mas passou a computar os intermitentes após a reforma. “Estão demitindo pra contratar trabalhador que não terá segurança e renda suficiente pra pagar as contas do mês", diz Caroline.
 
ABC - Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), conversou com a Agência Sindical. De acordo com o dirigente, boa parte do trabalho está sendo nessa lógica, por período. "Isso é extremamente agressivo ao trabalhador porque diminui sua renda. Reduz a possíbilidade de programação, por exemplo, de uma compra a longo prazo", observa. Segundo o dirigente, a Convenção Coletiva não prevê contratação intermitente. "Nós somos contra o trabalho intermitente. Porém, a reforma trouxe essa abertura e as empresas querem utilizar. Com o alto desemprego, os patrões usam isso como forma de pressão para os trabalhadores", afirma Paulo Cayres.
 
SP - A Agência ouviu Eliseu Silva Costa, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (Força). Ele conta que o trabalho intermitente está chegando aos poucos na categoria. "Estamos sentindo esses efeitos. Existe temor do trabalhador em perder o emprego e ele acaba aceitando a imposição do patrão", comenta.
 
No entender do sindicalista, a luta pra conter o avanço da precarização  é através da Convenção Coletiva. "No dia 2 de setembro iniciaremos a Campanha Salarial. Um dos itens da pauta será o trabalho intermitente. Nós vamos tentar resolver por negociação, uma vez que vale o negociado sobre o legislado", explica Eliseu.
 
Caged - Em junho, das 10.721 vagas intermitentes geradas na indústria de transformação, 6.871 (64,1%) eram do setor metalúrgico. O saldo no segmento, desde a reforma, foi de 32.870 vagas, das quais 22,2% eram intermitentes e parciais. O levantamento mostra crescimento dos contratos intermitentes e parciais nas indústrias de transformação (10,7%). O saldo de vagas continua negativo. As empresas demitiram mais do que contrataram.

Fonte:Força Sindical

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.