Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Pequena indústria tem bom desempenho no 4º trimestre de 2019, diz CNI

O desempenho da indústria de pequeno porte manteve o ritmo de recuperação no final de 2019, avaliou nesta segunda-feira (17) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Panorama da Pequena Indústria (PPI). São consideradas de pequeno porte as indústrias com até 50 funcionários.

A publicação do panorama é trimestral e é gerada a partir dos resultados da Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).

"Ao longo de todo o 4º trimestre, o Índice de Desempenho manteve-se acima da média histórica e dos mesmos meses de 2018", informou a CNI, acrescentando que os números confirmaram a tendência diante da "leve aceleração da economia" e "registraram bom desempenho" no período.

De acordo com a confederação, o Índice de Desempenho da pequena empresa do quarto trimestre ficou em 47,4 pontos, ficando acima da média histórica (43,1 pontos) e do patamar registrado nos últimos três meses de 2018 (45,8 pontos).

"O índice mostra contínua melhora do desempenho das pequenas empresas no segundo semestre, quando se compara com 2018", avaliou.

De acordo com o levantamento, a situação financeira da pequena indústria também voltou a melhorar no último trimestre de 2019.

"O Índice de Situação Financeira mostra continuidade da trajetória de melhora iniciada no terceiro trimestre, após estabilidade no segundo", informou.

A CNI avaliou, ainda, que o Índice de Perspectivas e a confiança dos empresários da pequena indústria iniciaram 2020 em alta, mantendo tendência positiva dos meses anteriores.

"O índice aumentou de 50,9 pontos em dezembro de 2019 para 53,1 pontos em janeiro de 2020. O índice aponta que as perspectivas são amplamente favoráveis. O índice encontra-se bem acima da média histórica, hoje em 45,6 pontos, e 0,8 ponto acima do registrado em janeiro de 2019", acrescentou a entidade.

Fonte:G1

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.