Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Gilmar Mendes alerta Bolsonaro sobre risco de julgamento no Tribunal de Haia por ações na pandemia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, alertou o presidente Jair Bolsonaro, durante conversa telefônica na segunda-feira (13), sobre o risco do ex-capitão ser levado ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, por sua gestão da pandemia.

A conversa ocorreu em meio ao embate entre o ministro e militares que ocupam postos-chave no Ministério da Saúde. Mendes declarou no final de semana que o Exército está se associando a um “genocídio”, em referência aos mais de 75 mil mortos pela pandemia no Brasil.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o presidente adotou um tom apaziguador na conversa e disse saber das reclamações à quantidade de militares no ministério – ao menos 24, sendo 15 da ativa – e o fato do chefe da pasta, Eduardo Pazuello, ser um general da ativa.

No começo de junho, o Tribunal de Haia informou que iniciaria a análise de uma denúncia protocolada pelo PDT contra Bolsonaro. Na denúncia, o partido acusa o presidente de crime contra a humanidade por conta de sua postura negligente no combate à pandemia do coronavírus.

O partido também enumerou situações em que o presidente minimizou a Covid-19 e se colocou contra as recomendações de especialistas para a diminuição do contágio, como as medidas de isolamento social.

Fonte:Forum

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.