Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Terceirização aprovada! Governo e deputados mostram de que lado estão

Sérgio Butka - Presidente

Os antigos já alertavam: quem cria cobra, corre o risco de morrer picado. Ontem,  depois da aprovação da terceirização na Câmara dos Deputados, parte do movimento sindical que nos últimos dois anos  se deixou levar pelo partidarismo inconsequente,  adotando  posturas e posicionamentos  estranhos à luta em defesa dos trabalhadores, começou a sentir os  efeitos  do veneno que é se juntar com gente que não dá a mínima para os anseios da classe trabalhadora.

Esperamos que a aprovação da terceirização, que significa uma tragédia para os trabalhadores brasileiros, conforme alertou o Ministério Público do Trabalho,  seja um despertar para aqueles que ainda estão na fantasia de acreditar que o governo está aberto a negociar com os trabalhadores qualquer projeto ou reforma. Até agora, o único objetivo dos convites que recebemos do governo foi para tomar cafezinho em gabinete e servir de marionete para o governo chegar, tirar foto e sair alardeando que está “conversando” com os trabalhadores . Por enquanto só servimos para isso,  pois nenhuma das propostas das Centrais tanto para a  Previdência, como agora para a terceirização  e, daqui a pouco para reforma trabalhista, foi sequer levada em conta pelo governo e pelos deputados.

O resultado está aí. A terceirização aprovada, o trabalhadores mais vulneráveis e uma grande dor de cabeça para os Sindicatos. O movimento sindical e os trabalhadores que se espertem. Ou nos mobilizamos para formar uma ampla resistência contra os ataques declarados do governo, deputados e do capital ou vamos ter que engolir retrocesso sobre retrocesso e a quase extinção dos direitos. Chega de ficar tomando cafezinho em gabinete.  Não dá para se iludir: apesar dos afagos, o “clube” dos donos do dinheiro e do poder é fechado para os trabalhadores. A única coisa que vamos conseguir com essa tática  de gabinete é uma grande azia e o risco de entrar para a história como os traidores dos trabalhadores. Chega de politicagem. Agora é hora da luta na rua.

*SÉRGIO BUTKA – PRESIDENTE DA FORÇA PARANÁ E DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DA GRANDE CURITIBA
 

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.