Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Dívida Pública dobra em 6 anos! Precisamos abrir essa caixa preta JÁ!

Sérgio Butka - Presidente

A situação da dívida pública brasileira é uma vergonha! Uma picaretagem sem tamanho!! Há muito tempo vemos quase metade do orçamento do país indo parar na mão de bancos e sistema financeiro internacional e ninguém se mexe pra mudar isso!! Em 6 anos, a dívida pública brasileira quase dobrou e já chega em R$ 3,56 trilhões!! Isso porque a cada dia sobem a taxa de juros e turbinam ainda mais essa dívida, fazendo com que hoje ninguém saiba o que realmente o país deve e o que é fruto dos juros abusivos.

O resultado dessa picaretagem é um dos maiores esquemas de corrupção do Brasil. Enquanto a economia agoniza com empresas quebrando e o trabalhador vive cercado pelo desemprego e pouco crédito, os bancos comemoram lucros recordes em 2017.

Mas não para por aí!! A situação piorou ainda mais nos últimos anos. Em dezembro de 2016 congelaram gastos públicos e investimentos em áreas importantes como saúde e educação e só a dívida pública segue crescendo. Ou seja, é cada vez mais dinheiro do país indo parar no bolso dos banqueiros ao redor do mundo, enquanto o bolso do trabalhador brasileiro agoniza. Se em 2015 e 2016 a dívida comeu metade do nosso orçamento, já dá pra imaginar a situação que nos espera nos próximos anos.

Não podemos mais aceitar isso. Quanto mais o tempo passa, mais essa fatia de juros aumenta. Se estamos pagando tanto, todos os anos, por que essa dívida nunca diminuiu? Por isso é que acreditamos que a única saída é abrir essa caixa preta! Precisamos urgente de uma auditoria cidadã da dívida pública no Brasil. Ou fazemos essa auditoria para a população ver o que está sendo pago e PARA QUEM está indo nosso dinheiro, ou vamos continuar sofrendo com crise, desemprego e falta de investimentos em saúde, educação e infraestrutura.

Vamos pra luta!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.