Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

SEM LULA, VAMOS DE REQUIÃO!

Sérgio Butka - Presidente

Com o julgamento dessa semana no STF praticamente inviabilizando a candidatura do maior líder político e defensor dos trabalhadores da nossa era, já é tempo de, sem titubear, apontarmos um novo caminho, uma nova possibilidade à esquerda, à altura de Lula, em compromisso, dignidade, trabalho e competência. Não tenho dúvida de que esse nome é Requião. Por muitos motivos!

Primeiro porque confiamos em seu nome, é um homem com honra e reputação ilibadas, sem um pingo de mácula que seja envolvendo a sua história. Mesmo estando há décadas na política, Requião sempre andou de cabeça erguida e provou que, diferente do que insistem em dizer no senso comum, ter uma longa trajetória pública não significa trair seus princípios e vender-se aos corruptos. Seja como deputado, prefeito, senador ou governador, Requião sempre se manteve firme e leal aos seus ideais. 

Mais que isso, Requião sempre teve compromisso com a esquerda, desde seus primeiros passos na política, nos anos 80, como deputado estadual, exerceu seus mandatos com o espírito aguerrido do nosso movimento e a inteligência de um grande estadista. Em todos os momentos, sempre soube conciliar os interesses dos trabalhadores com os anseios econômicos do País. 

Como governador, ao mesmo tempo em que liderou uma brava luta e implantou o maior salário mínimo regional do Brasil, com habilidade e destreza garantiu um altíssimo nível de investimentos no Paraná, atraindo grandes empresas, empregos e recursos para o estado. 

É, portanto, um homem de conciliação e convergência, sensível às dores das camadas mais pobres, mas aberto a políticas de atração de empresas e liberdade de mercado. 

Requião sempre evocou o nome do “Velho MDB de Guerra”, por acreditar firmemente no simbolismo desse nome! Bem diferente de alguns setores do seu partido, que só agora retornaram ao antigo nome, muito mais por uma questão de marketing do que de princípios. 

Desde cedo, Requião teve um lado. E mostrou com orgulho ser de esquerda, nunca deixando de deixar clara essa posição, por onde passou! Tendo como norte a Carta de Puebla, sempre baseou suas políticas de governo levando em conta primeiro quem mais precisa: O POVO!

Um nome com coragem de dizer o que pensa e mostrar que acredita firmemente nos seus ideais. Assumiu o governo do Paraná e literalmente derrubou paredes de salas fechadas no Palácio do Governo, para que a transparência não fosse só um discurso, mas sim uma prática recorrente. Em suas próprias palavras, sempre buscou derrubar paredes dos locais públicos para que não “houvesse currais”, onde atitudes imorais pudessem ser cometidas às escondidas. 

Por isso digo e repito com segurança: sem Lula, Requião é a solução para presidente do Brasil!! Com cabeça erguida, honra, força e coragem à altura dos desafios que temos pela frente!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.