Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Opinião

Sérgio Butka - Presidente

Momento atual reafirma importância da mobilização!

Os fatos recentes que temos observado na economia brasileira têm reforçado a importância da mobilização como caminho para se alcançar e manter conquistas aos trabalhadores. Nos momentos de economia em alta, a mobilização permite que avancemos com melhores salários, maiores PLR’s, reajustes no vale-mercado, entre outras bandeiras de luta. Por outro lado, quando a atividade economia reduz de intensidade, a mobilização é o caminho para nos defendemos de empresas oportunistas que tentam aproveitar o momento para retirar direitos e precarizar as condições de trabalho.

Uma prova da importância da mobilização é a recente aprovação da Jornada de 40 horas pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Lideranças do movimento sindical se mobilizaram e lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara, onde a proposta foi votada. Unidos, pressionamos os deputados e conquistamos a aprovação da proposta por unanimidade. Os poucos que eram contra nem apareceram para votar. Agora, nossa luta continua nas votações que irão ocorrer na Câmara e no Senado. Assim como já fizemos em outros casos, precisamos lotar o Congresso e exigir que os deputados e os senadores aprovem a redução da jornada.

Outra mobilização importante ocorreu no final de junho, quando negociamos com o Governo Federal a prorrogação do IPI reduzido para os automóveis, ônibus e caminhões. Isso vai ajudar ainda mais na manutenção da produção e dos níveis de emprego.

Dados do Dieese revelam que no primeiro semestre de 2009, apesar de toda a choradeira das empresas, conquistamos um número maior de aumentos reais em comparação ao ano passado. Agora, no segundo semestre, essa mesma mobilização deve dar o tom das campanhas salariais em busca de melhores salários e condições de trabalho. É hora de intensificamos nossa luta em defesa do emprego e da dignidade do trabalhador!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.