Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Vamos à luta pra manter o ritmo das conquistas de 2010!

Sérgio Butka - Presidente

As   lutas  e  os   av a nços  dos   t rabalhadores   brasi lei ros   nas campanhas salariais do ano pa ssad o fizera m d e   201 0 u m   ano   histórico.   Estudo do Dieese mostrou que 89% da s  negoc i ações t iveram aumento real, a melhor marca desde 1996.  O cenário do ano passado foi   favorável : desemprego baixo, taxa de juros em queda, produção e vendas em alta . 

Porém , tudo isso não teria garantido avanço salarial se não fosse a nossa mobilização. Sem a luta, não teria aumento, não teria sequer reajuste, pois, como  sabemos ,   se puder  a patrãozada tira o couro do trabalhador. Nesse sentido, nós, metalúrgicos da Grande Curitiba, mais uma vez fizemos a lição de casa e fomos exemplo para todo o Brasil. Aqui, mais de 65 mil trabalhadores foram beneficiados com as campanhas salariais.

Agora, em 2011, a economia cont inua crescendo. Recentemente foi divulgado o PIB do ano passado: o País cresceu 7,5% e nos tornamos a   7 ª  maior   econom i a  do mund o .   Novamente   temos o vento a nosso favor, mas novamente vamos ter que partir pra luta para conseguir tirar proveito disso. Em nível nacional ,   é preciso mobilizar e pressionar o Congresso pela aprovação de projetos como o da redução da jornada para 40 horas semanais, da regulamentação da terceirização e do fim das demissões imot ivadas .  Aqui  no Paraná  já estamos com força total na luta em torno do Piso Mínimo Regional.

Conquistamos o reajuste para este ano e agora estamos na batalha para conseguir  um  s i s tema  f ixo de reajuste, igual já alcançamos no mínimo nacional. As lutas  metalúrgicas   também já estão a todo vapor, com a Campanha da PLR 2011. De mobilização em mobilização, vamos aquecendo as turbinas para as datas-bases, no segundo semestre. Como desafio neste ano, tanto em nível nacional quanto estadual, temos a meta de manter o mesmo ritmo das conquistas de 2010! Capacidade e coragem nós temos de sobra. Então, vamos a luta companheiros!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.