Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Vencida a batalha da PLR, entramos na luta da Campanha Salarial 2011

Sérgio Butka - Presidente

Os avanços conquistados na primeira metade do ano já deram o tom das lutas no segundo semestre. Na base da mobilização e da luta, alcançamos acordos com até 160% de aumento em relação ao ano passado, além de patamares históricos, como a PLR na Volvo, a maior do Brasil. Agora é o momento de se preparar para o segundo round: a Campanha Salarial 2011.

Setores conservadores do governo federal, de rabo preso com grandes empresas, vieram recentemente com um papo de "olhar para o futuro e esquecer a inflação passada na hora de recompor os salários". Conversa mole! Parece que esqueceram que nos últimos meses a inflação vem comendo nossos salários, enquanto os l u c r o s d a s emp r e s a s e s t ã o cada vez mais altos.

As vendas no setor automotivo têm alcançado patamares históricos, impactando positivamente todos os outros segmentos da cadeia produtiva. No ano passado, a Anfavea, entidade que representa as montadoras, já previa crescimentos consideráveis para 2 0 1 1 . A g o r a , p o d emo s v e r todas as boas previsões sendo confirmadas. Maio deste ano, por exemplo, foi o melhor maio de toda a história da indústria automobilística no País, com 318.600 unidades vendidas. Nessa mesma onda das montadoras vem os segmentos de autopeças e de metalurgia, com vendas e lucros astronô-micos.

E com máquinas não é diferente: só em janeiro desse a n o , o S i n d i m a q a n u n c i o u crescimento de 12,1% no faturamento em comparação a 2010, ano no qual a produção já havia sido recorde.Mesmo com todos esses recordes de lucro e produção e com tudo indo de vento em popa, a patrãozada, como sempre, vai chorar e tentar fazer drama na hora de repassar nossa merecida parte em todos esses ganhos. É aí que entra em cena a nossa capacidade de luta e organização! Repetindo a luta travada na PLR, vamos partir pro embate com força total, com a certeza de que é só por meio da mobilização que alcançamos conquistas significativas e nos mantemos na vanguarda do movimento trabalhista brasileiro. À luta, companheiros!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.