Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Nosso foco é manter os avanços dos últimos anos

Sérgio Butka - Presidente
Já está aí o início das negociações para a PLR 2012. Esse ano não há motivo para choradeira. As próprias empresas divulgaram que seus lucros bateram recorde em cima de recorde graças a alta produção de 2011. Para se ter uma ideia, só no ano passado, as montadoras instaladas no Brasil enviaram para suas matrizes no exterior mais de R$ 5,5 bilhões em remessas de lucros. Mais um recorde, segundo o Banco Central. Esses resultados são fruto da qualidade da nossa mão--de-obra, companheiros.  É a qualidade do nosso trabalho que vem mantendo o lucro mundial das empresas.

Dessa forma, está claro para o Brasil e o mundo a alta lucratividade das empresas. Por isso, esperamos, nesse ano, amadurecimento do lado empresarial na mesa de negociações. Que tenham bom senso em reconhecer e valorizar a nossa mão--de-obra e não venham com uma postura de confronto. Que as experiências do passado tenham ensinado que com o trabalhador não se brinca. Não queremos confronto, mas se vierem com conversa pra boi dormir, vão ter que pagar o preço.

De nosso lado, as cartas já estão na mesa. Vamos lutar para manter os avanços conquistados nos últimos anos e para diminuir a diferenças que existem de planta para planta, como acontece na Volkswagen, onde mesmo com a produtividade da fábrica do  Paraná sendo maior que a de São Paulo, ainda temos salários e benefícios bem inferiores aos paulistas.

Por isso, vamos manter a mobilização e a pressão para exigir o respeito e a valorização do nosso trabalho. Não vamos dar moleza. Vamos manter o foco, para garantir em 2012 o mesmo patamar de conquistas dos últimos anos! Se relaxar, o bicho pega. Então, vamos pra luta, companheiros

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.