Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Aumentar a participação da mulher para fortalecer a luta dos trabalhadores

Sérgio Butka - Presidente
Além de um dia de comemoração, o 8 de março, dia Internacional da Mulher deve ser também de reflexão e discussão acerca da situação e papel da mulher nos dias atuais. Apesar dos avanços conquistados até agora com muito suor, lágrimas e sangue, as mulheres ainda tem muitas barreiras e sofrem com a desvalorização salarial, desvantagens na carreira profissional, jornada dupla e excessiva de trabalho, violência doméstica, preconceitos e assédios. Situações vergonhosas que em pleno século 21 ainda acontecem em nossa sociedade ecoando negativamente no nosso desenvolvimento social e humano.

Apesar disso, cada dia mais elas vão provando que são mais fortes que os homens. Hoje, já quase não existe trabalho  “de homem” que uma mulher não possa fazer. Elas encaram o batente sem medo, muitas, chefes das suas famílias, sem tempo para o descanso,  intercalando o papel de pai e mãe ao mesmo tempo, trabalhando profissionalmente de dia, e à noite, nos afazeres domésticos, se dedicam a todas as tarefas com a mesma dedicação que criam os filhos . Provando que a desvalorização a que são submetidas é uma grande injustiça.

E é para lutar contra essas injustiças que o Sindicato está reestruturando o seu departamento da mulher. Departamento que tem uma grande história de lutas e conquistas dentro do SMC, principalmente nos anos 80. Por isso, chegou a hora de continuar escrevendo essa história. Para isso, companheira, a sua participação é fundamental! O departamento é um espaço seu! Venha para luta, participe das reuniões, ações e eventos promovidos pelo departamento. Sindicalize–se. Quanto maior for a participação feminina, mais fortalecida ficará a luta de todos os trabalhadores da Grande Curitiba e das mulheres do Brasil.  A hora é agora, companheira, venha para a luta!


Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.